Paula Lemos anuncia oficialmente novo material didático do sistema municipal de ensino de Barretos
Evento realizado contou também com uma homenagem a todos os profissionais da Educação pela dedicação em tempos de pandemia
O quarto bimestre do calendário escolar de 2021 virá com uma grande mudança nas escolas municipais de Barretos. Será o início da utilização do novo material didático: o ‘Trilhas’ da editora FTD para todos os alunos. Pela primeira vez na história da educação de Barretos, crianças a partir dos dois anos também terão aulas com as apostilas. A diretoria da editora FTD confirmou a doação de materiais de orientação para professores que atuam com crianças de 0 a 2 anos.
“É o reconhecimento de quem sabe que a primeira infância é fundamental no desenvolvimento do ser humano. Fiquei muito feliz porque sou mãe e sei que a educação não se inicia no ensino fundamental, mas desde os primeiros meses de vida”, afirmou a prefeita Paula Lemos.
Compromisso cumprido
Todo o sistema de educação municipal estava sem material didático desde o ano passado, quando o contrato com a empresa Anglo se encerrou e a administração anterior não realizou o processo licitatório em tempo hábil nem aderiu ao material didático do governo federal.
“Estamos cumprindo mais um compromisso que assumi desde que iniciei como prefeita de Barretos. É uma felicidade imensa oferecer às nossas crianças um material didático usado somente em escolas particulares. Somos pioneiros na utilização deste método de ensino na rede pública. Estou muito animada com tudo que vamos poder fazer com a nossa educação.”, disse a prefeita Paula Lemos.
Anúncio oficial
O anúncio oficial e uma entrega simbólica de um kit aconteceram na segunda e terça-feira, 18 e 19, em evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação para parabenizar e agradecer os profissionais que têm se dedicado para superar os desafios impostos pela pandemia. Foi elaborado um vídeo como forma de agradecimento e retratando como foi feita a superação dessas dificuldades em prol do aluno.
“Agradeço a todos os profissionais da Educação que se desdobraram e não se acovardaram para vencer esse desafio imposto pela pandemia. Batalhamos e efetivamos essa contratação porque pensamos na qualidade da educação das nossas crianças”, disse a prefeita.
Como forma de agradecimento, Paula assinou o decreto municipal nº 11.102 que prevê o pagamento em pecúnia de 30 dias em licença prêmio a todos os profissionais da educação que desejarem (serviços gerais, merendeiras, professores, diretores, etc). O servidor interessado deverá apresentar requerimento, até o dia 19 de novembro de 2021, solicitando junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.
Professores foram treinados
Todos os professores do Sistema Municipal de Ensino e os coordenadores do Ceforpe – Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Barretos – participaram de um treinamento visando a implantação do novo material didático. Foram alinhadas ações para o uso desse novo material para suprir as lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia.
Nas formações, os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de ensino-aprendizagem contemplada pelo material didático da editora FTD.
Compromisso com a Educação
A adoção de um novo material é aguardada por toda a rede municipal e foi um dos compromissos da prefeita Paula Lemos desde o início de sua gestão.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, a aquisição do material didático representa o “compromisso com a consolidação de um ensino pautado na qualidade dos conteúdos, no desenvolvimento dos objetivos educacionais essenciais, no cumprimento da matriz curricular e da Base Nacional Comum Curricular, na formação docente e principalmente na equidade de oportunidades aos estudantes”.
Mais novidades
No evento, ainda foi feita a entrega de um notebook para os professores, marcando a chegada de computadores em todas as salas de aula e a palestra de Ailton Dias de Melo sobre o desafio de educar em um mundo em metamorfose. “Há pouco tempo o ensino remoto para crianças era impensável e nós o tornamos real. Amamos o que fazemos, mas só conseguimos passar por essa transformação na educação devido à nossa competência”, declarou.