Prefeita Paula Lemos entrega escrituras e revitalização de casas da Vila Paulista
Em oito meses, gestão municipal realiza sonho de 40 anos dos moradores dessa região histórica de Barretos
Dentro das comemorações dos 167 anos de Barretos, a prefeita Paula Lemos entregou nesta quinta-feira, dia 26 de agosto/21, as escrituras de 27 casas do Núcleo Habitacional Vila Paulista, conhecida como a ‘Antiga Fepasa’. Além do documento que garante a posse do imóvel, foi entregue também a ampla revitalização dessa área histórica da cidade.
Segundo a prefeita Paula Lemos, essa é mais uma etapa do compromisso da atual gestão na regularização dos imóveis em Barretos. Assim, cada família beneficiada pode afirmar agora que a casa onde está escrita sua história é sua mesmo, de fato e no papel. A emissão desse documento foi um dos compromissos assumidos por Paula Lemos antes ainda de assumir a Prefeitura.
“Com certeza essa é a entrega mais importante. Como mãe, sei que o que mais queremos é ter a garantia de que vamos deixar nossa casa para nossos filhos. Essa é só a primeira entrega, mas não parou aqui. Vamos, com a ajuda do deputado federal Márcio Alvino e do deputado estadual André do Prado, também iluminar toda essa área.”, afirmou. “Sou grata a Deus por me dar a força necessária para acordar cedo e batalhar todos os dias por uma cidade melhor.”
‘É um sonho realizado’
Cada família, ao receber o documento das mãos da prefeita Paula Lemos, também recebeu uma cesta de doces e uma rosa, simbolizando o início de um novo tempo e o desejo de uma vida mais feliz a partir de agora. Cada família, por sua vez, também homenageou Paula com um presente.
“Foi um tempo complicado não ter a certeza de que a gente ia ter nossa casa. Tenho muito que agradecer a Deus e também à Paula Lemos e ao Paulo Correa por terem batalhado por essa escritura para a gente”, emociona-se a moradora Conceição Aparecida.
“É um sonho realizado. Nunca imaginei que eu teria vida para viver e ver minha casa toda documentada. É uma gratidão sem tamanho por eles”, completa Alice Aparecida, moradora do local há 40 anos.
Valorizando o trabalho
A realização desse sonho teve a participação fundamental do vereador e atual presidente da Câmara, Paulo Correa, que ao longo de 17 anos batalhou para que os moradores dessa região pudessem receber a posse das suas casas.
“O Paulo já é conhecido como Paulo da Fepasa porque é uma luta em que ele acreditou, lutou e não desistiu. Quero agradecê-lo por sua perseverança e empenho”, afirmou a prefeita Paula.
A moradora da região, Márcia Alves, também fez questão de valorizar a dedicação do vereador. “Eu me emociono ao me lembrar da luta e de todas as idas até São Paulo, mas valeu a pena”, comentou.
Essa luta pela regularização também foi acompanhada de perto pela secretária municipal de Habitação, Célia Rodrigues, que se diz emocionada ao poder tornar isso realidade. “Estar no governo da Paula e em apenas oito meses entregar esse benefício tão importante é um motivo de muita alegria para mim”, comentou.
Momento de agradecimento
A cerimônia de entrega das escrituras teve a participação também dos vereadores Juninho Bandeira e Fabrício Lemos, do coordenador geral em São Paulo da Superintendência Patrimonial da União, Sérgio de Matos Oliveira, de Sidney Nery, do Núcleo de Destinação do Patrimônio da União, do deputado federal Márcio Alvino, do deputado estadual André do Prado, por vídeo, e do vice-prefeito Gustavo Sasdelli.
Região histórica e agora mais bonita
A cerimônia de entrega de todas as conquistas foi realizada na própria Estação Cultura. E não poderia ser diferente, afinal, a história dessas moradias está ligada à Estação Férrea de Barretos.
Além da regularização fundiária das 27 casas, houve um trabalho intenso de revitalização de toda a área no entorno desses imóveis, incluindo a pintura de cada uma dessas moradias, construção de novas muretas, calçadas, recapeamento e nova sinalização viária.
Foi um esforço conjunto da Prefeitura, por meio das secretarias de Obras, Ordem Pública, Habitação e Turismo, com a Câmara Municipal pela participação decisiva do presidente Paulo Correa.
De acordo com Cuiabano Lima, secretário de Turismo, a ideia de pintar as casas de forma colorida vem ao encontro do propósito do local de ser um ponto turístico da cidade. “Nós pegamos o aceite de todos os moradores para que pudéssemos pintar as casas de forma colorida, deixando o ambiente mais agradável e bonito”, explicou.
Acompanhando toda essa mudança, a Estação Cultura “Placidino Alves Gonçalves” também foi revitalizada com verba de R$ 297 mil do governo estadual, por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). “Nós deixando toda aquela região em evidência”, frisou Cuiabano.