Barretos está com casos controlados de dengue
Em área de bloqueio foram encontrados mais de 60 criadouros
Foto – Patrícia Brito, que é coordenadora do Controle de Vetores
A cidade de Barretos registra 24 casos positivos de dengue, neste de janeiro até abril, e 83 casos aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz, conforme dados divulgados na última sexta, dia 3, pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a equipe do Controle de Vetores de Barretos, a cidade está com os casos controlados de dengue, ao contrário de cidades da região, mas ainda são encontrados focos do mosquito na cidade.
Segundo a coordenadora do Controle de Vetores, Patrícia Brito, o último caso foi registrado na sexta, dia 3, elevando para 24 casos registrados na cidade. Neste período de pandemia do Coronavírus (Covid-19), Patrícia Brito, lembrou que a dengue e a gripe tem sintomas parecidos. “Todas as viroses tem o início de uma forma parecida, que é a febre, dor de cabeça, dor no corpo e diarréia e vai evoluindo com sintomas específicos, conforme cada doença”, explicou Patrícia.
E mesmo com período de pandemia, em que as pessoas estão em quarentena nas residências, acaba ocorrendo uma aumento dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, já que estão sendo colocados água nas plantas e lavando mais os imóveis. “Em uma área de bloqueio de um caso encontramos 60 focos, então pedimos a colaboração. Comigo mesmo ocorreu, em uma poça de água do ar condicionado havia larvas”, afirmou Patrícia.
O telefone do Controle de Vetores é 17-3325-7088 para qualquer informação e denúncias de locais com foto do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt.