Equipe do HA constata lesões de pele durante rastreamento na zona rural

Teve início no sábado (18), o trabalho de rastreamento de câncer de pele na comunidade da Cachoeirinha, através de iniciativa do Hospital de Amor, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAM) e o Banco Sicredi. Durante o atendimento, que aconteceu das 8h às 12h, foram analisadas 40 pessoas que passaram pelas avaliações de rastreios de câncer de pele, de boca e de pulmão realizados pela equipe do Hospital de Amor.Segundo a equipe médica, ocorreram 24 avaliações bucais completas, sendo constatadas 20 lesões de lábio relacionadas à exposição solar crônica. Já com relação ao rastreio de pulmão, 5 pessoas foram identificadas como alto risco e foram agendadas para realização de tomografia de baixa dose. Todas as pessoas que compareceram na campanha realizaram exames dermatológicos, sendo identificadas 8 pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele.
ORIENTAÇÕES: No evento, a equipe da CATI realizou 37 atendimentos de regularização e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ocorreu a entrega do CEP Rural. Na oportunidade, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente orientaram sobre métodos de evitar queimadas em períodos de estiagem e também da campanha de vacinação contra a brucelose e raiva em bovinos e bubalinos. Enquanto o Banco Sicredi contribuiu com instruções aos produtores rurais que almejam algum financiamento agropecuário, tais como o Plano Safra e diversos outros.
NOVA DATA: No próximo sábado (25), acontece o segundo dia do rastreio de câncer de pele, pulmão e boca, desta vez na comunidade das Três Barras, no salão da capela, das 8h às 12h. “Teremos além dos exames, a distribuição de informativos sobre prevenção de câncer de pele, orientações e amostras de protetor solar. O rastreio de câncer de pele é de extrema importância quando falamos de trabalhadores rurais que trabalham expostos ao sol”, afirmou, Dra. Raquel Descie, pesquisadora pós doc do Hospital de Amor.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.