A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, setores de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica, com a chegada do verão e chuvas mais volumosas, vem intensificando as ações de combate e controle da Dengue, Zika e Chikungunya no município.

Diariamente são realizadas ações como visita casa a casa, bloqueios de controle de criadouros do mosquito Aedes em casos suspeitos, vistorias em pontos estratégicos, como: oficinas mecânicas, borracharias, ferro velho, cemitério e imóveis especiais como escolas, unidades básicas e empresa de pequeno, médio e grande porte.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, duas vezes por semana, às terças-feiras e sextas, é realizada a coleta de pneus inservíveis junto às oficinas, borracharias, residências e empresas. Além disso, as equipes realizam diariamente a coleta de recipientes inservíveis, como: sacolas plásticas, garrafas, latas, sacos de cal e cimento, lonas e etc, em terrenos baldios pelos bairros, destinando-os à Cooperativa de Recicláveis.

No entanto, “é fundamental que a população faça a sua parte.  O Aedes Aegypti se reproduz em água parada, por isso é essencial eliminar os recipientes com água, manter os quintais sempre limpos e livres de criadouros para o mosquito, descartar corretamente o lixo e materiais inservíveis”, enfatizou a Secretária de Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira.

O município registrou no ano passado, até o último dia 19 de dezembro, 366 notificações de casos de dengue, sendo 119 positivos – 17 importados e 102 autóctones. No mesmo período, foram 46 notificações de Chikungunya, com 14 casos positivos de transmissão local (autóctone) e 05 importados.

Faça a sua parte:

– Prato/pingadeira – Elimine os pratinhos da base dos vasos de planta.

– Pneus – Não guarde pneus sem uso. Descarte-o corretamente no local de troca ou ligue para o recolhimento – 3341- 9430 (Controle de Vetores).

– Bebedouro de animais – Limpe e escove a parede do recipiente duas vezes na semana.

– Ralos – Tratá-los três vezes na semana com água sanitária ou cloro.

– Piscina – Devem ser tratadas semanalmente.

– Recicláveis – Evite o acúmulo nos imóveis, descarte-os corretamente.

– Obras – Cuide de tudo o que acumula água durante e após a obra.