Nova etapa do Programa Viver Melhor contemplará a reforma de mais 250 residências no bairro Pimenta
Projeto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) já beneficiou 50 famílias no Santana
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, informou nesta segunda-feira, 4 de dezembro, que as 250 unidades residenciais que receberão melhorias por meio do Programa Viver Melhor estão localizadas no bairro Pimenta. A iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com o município, já beneficiou 50 famílias do bairro Santana e teve sua ampliação anunciada na última sexta-feira, pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e pela Prefeita Paula Lemos.
Letícia Lemos, presidente do FSS e responsável pelo projeto na cidade, explicou que a escolha do perímetro onde serão realizadas as melhorias foi da CDHU e levou em consideração os indicadores sociais do bairro. “Estamos muito felizes com mais esta conquista da Prefeita Paula Lemos, pois trabalhamos incansavelmente para conseguir que o programa pudesse contemplar a reforma de mais casas. Assim como o Santana, que teve 50 casas reformadas, o bairro Pimenta também tem muitas residências que precisam dessas melhorias. Viver em um ambiente saudável e com dignidade transforma vidas”, enfatizou.
Com recursos da agência de fomento Casa Paulista e execução da CDHU, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios próprios considerados inadequados. Entre as benfeitorias estão a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.
O trabalho desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.
A presidente do FSS explicou que não é necessário se inscrever no programa, pois a própria CDHU, que definiu o território de atuação, irá avaliar tecnicamente todos os imóveis que estão dentro do perímetro que é de 14 quarteirões, no bairro Pimenta. “Todas as residências que estão dentro dessa área serão visitadas por assistentes sociais e técnicos para verificação dos imóveis. Existem dois critérios fundamentais para habilitar o domicílio a receber as benfeitorias: ser imóvel próprio (não pode ser alugado) e estar com a documentação regularizada. Após a etapa de mapeamento, as casas selecionadas serão identificadas com uma placa para que em seguida se iniciem as reformas”, explicou.
Para a Prefeita Paula Lemos, o Viver Melhor é uma iniciativa que transforma vidas. “Com mais essa etapa, serão 300 domicílios reformados. Serão 300 famílias beneficiadas por um projeto transformador. A dignidade começa dentro de casa, em um ambiente que promova bem-estar para a família. Começamos com 50 casas, conquistamos mais 250 e não vamos parar aí. Temos o Governo do Estado como um grande parceiro e vamos seguir batalhando para que outras casas possam ser contempladas por essa que é uma das ações mais humanizadas de política pública”, afirmou.
Os prazos para as próximas etapas do programa estão sendo programados pela CDHU e todo o trabalho tem o apoio e monitoramento do FSS.