Câmara divulga nota de pesar pelo falecimento do escritor Merenda
A Câmara Municipal de Barretos recebeu com pesar a notícia do falecimento do ator, dramaturgo, escritor e membro da ABC (Academia Barretense de Cultura), José Antônio Merenda, no início da noite desta terça-feira, 21 de novembro.
Merenda foi homenageado pela Câmara em duas oportunidades. recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Barretos em 2003, proposto pela ex-vereadora Maria Augusta Lopes Vilarinho; e foi o primeiro homenageado com a Medalha de Ordem do Mérito Cultural “Luiz Carlos Arutin, em 2014, honraria destinada aos propagadores da cultura local.
Bastante assíduo nas Sessões Solenes da Casa, Merenda fazia questão de subir à tribuna para discursar em homenagem aos amigos e às personalidades ligadas à cultura e as artes, bem como para compartilhar o legado deixado por outros grandes nomes da cultura barretense, como Jorge Andrade e Luiz Carlos Arutin.
A última participação foi em 25 de outubro, na solenidade aos apoiadores da Cultura, onde discursou para homenagear Ronaldo Marques e Ana Maria Mariano. ASSISTA: https://youtu.be/hE4TIhW69FA?t=2524
“Em nome de todos os vereadores, assessores e servidores da Câmara, externo aqui toda a nossa tristeza pelo falecimento do Merenda. Um homem íntegro, inteligente, agradável, que ajudou por tanto tempo a construir e a preservar a Cultura de Barretos. Com certeza é uma grande perda pra cidade. Fará muita falta. Nossos mais sinceros sentimentos à toda família”. – cita o Presidente da Câmara, Luís Paulo Vieira “Lupa”
Biografia
José Antonio Merenda nasceu em Barretos no dia 12 de abril de 1956. Fez o curso primário no Sesi (1963-1967) e o ginasial e colegial na Escola Mário Vieira Marcondes (1968-1974). Cursou Técnico em Contabilidade no antigo Colégio Ateneu (1973-75) e Licenciatura em História na Faculdade Barretos (2010-2011). Era aposentado do banco Caixa Econômica Federal, onde trabalhou por mais de 30 anos.
Na área artística e cultural, fundou o Grupo Teatral “Amor à Arte” (1979), a Associação Barretense de Folclore (1979) , a UNIART – União dos Artistas Barretenses) (1981) e o Instituto Cultural “João Falcão” (1996).
Foi membro do FETAVARIG – Federação de Teatro Amador do Vale do Rio Grande (1974-1978), da COTAESP – Confederação de Teatro Amador do Estado de São Paulo (1978) e da ABC – Academia Barretense de Cultura (de 1996 a 2023) chegando a presidir a entidade por quatro mandatos.
Participou de pelo menos 30 peças de teatro como ator, diretor ou dramaturgo desde a década de 1970. Escreveu centenas de artigos para os jornais “O Diário” e “Jornal de Barretos” e recentemente, no dia 10 de novembro, lançou o livro “Antologia de Artigos”, como parte dos 40 anos da ABC.
Merenda tinha 67 anos e lutava contra um câncer. Ele deixa a esposa Cacilda, o filho João Victor Bevilacqua e o enteado Tiago de Souza Santos. Merenda já havia perdido uma filha, Izadora Bevilacqua, em 2012.
Participação
A última participação foi em 25 de outubro, na solenidade aos apoiadores da Cultura, onde discursou para homenagear Ronaldo Marques e Ana Maria Mariano. ASSISTA: https://youtu.be/hE4TIhW69FA?t=2524