Artista barretense Valter Corsino é inspiração para crianças em nova exposição aberta na Biblioteca do UNIFEB
A mostra integra as atividades do Centro Universitário em alusão ao mês da Consciência Negra.
Até o dia 27 de novembro é possível visitar a exposição “Projetando a Arte: Crianças pintam obras de Valter Corcino”, aberta ao público no Espaço Permanente de Artes Visuais da Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo” do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos).
Segundo a coordenadora de projetos e eventos da Casa Afro “Álvaro de Oliveira”, Ana Paula Ferreira, neste ano surgiu a possibilidade de desenvolver um trabalho artístico com alunos da rede municipal de ensino como fechamento do projeto de visitas destas crianças à instituição. “Inicialmente pensamos em trabalhar os nomes de personalidades negras que desempenharam papéis importantes na cidade, como Zé Feição, Dr. Mariano Dias, Luzia Costa Fernandes, Theodosina Rosário Ribeiro, entre outros. E quando sugerimos falar de uma personalidade negra que pudéssemos fazer uma homenagem em vida, sugerimos o nome de Valter Corcino, por ser um artista plástico com um trabalho de grande relevância, inclusive tendo projetado e coordenado a estátua do Jeromão e o Parque do Peãozinho”, disse.
A homenagem se tornou uma exposição em parceria com o UNIFEB, Casa Afro e Escola Municipal Dr. João Ferreira Lopes, que reuniu alunos na produção de desenhos em alusão às obras do artista barretense. Ana Paula e Valter Corcino realizaram encontros presenciais com as crianças, que inspiraram trabalhos manuais. A professora de artes Silvia Queiroz fez a doação das telas para a realização das pinturas, e os alunos do 5°ano B finalizaram o trabalho usando grafite e guache,
Segundo Ana Paula, além da produção das crianças, a exposição também conta com 16 telas de Valter Corcino, pintadas em lona reciclada de caminhão, que fazem parte do “Projeto Viva Barretos!”, com mais 60 telas produzidas por ele. “Um bom trabalho é feito com muitas parcerias e o objetivo da Casa Afro é promover experiências pedagógicas para alunos e professores que façam potencializar competências, habilidades e fomentar o protagonismo, por meio da inspiração de grandes personalidades negras, que tem excelência em suas produções. Essas experiências promovem memórias que ficarão guardadas na mente e no coração, pois o espaço escolar precisa provocar a integralidade do conhecimento em seus discentes e docentes”, finalizou.
A exposição “Projetando a Arte: Crianças pintam obras de Valter Corcino” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h.