Grupo EP estreia EP Agro, primeiro projeto multiplataforma sobre agro da empresa
Nova marca contempla produção de conteúdo em formatos para a EPTV, CBN, portais Globoplay, Tudo EP, acidade on e redes sociais; Projeto conta também com novas modalidades de patrocínio.
Com EP Agro, as manhãs de sábado da EPTV, emissora do Grupo EP e afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, contam com uma nova programação. No dia 23 de setembro estreia o EP Agro na TV, às 7h00, e a nova marca faz parte do primeiro projeto do Grupo EP que contempla a vertical de agronegócio, com a criação de conteúdo em todas as plataformas da empresa, na TV (EPTV), rádio (CBN Ribeirão e Campinas), portais (Globoplay, Tudo EP, acidade on) e redes sociais. O projeto valoriza a força do agronegócio nas regiões de cobertura da emissora – no interior de São Paulo, nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, região central do estado de São Paulo e na região do sul de Minas – e tem o objetivo de mostrar um agronegócio para além do campo. Sucesso no mercado publicitário, o programa já estreia com as cotas de patrocínio negociadas e novos formatos comerciais.
Richard Aguiar, diretor de Programação e Mídias Digitais do Grupo EP, ressalta o ineditismo do formato do produto, cujo conteúdo é voltado totalmente para a vertical de agro, envolvendo outras marcas do conglomerado de mídia e com o objetivo de alcançar diferentes perfis de públicos. “Entendemos que a nossa especialidade é a produção de conteúdo de qualidade, em todos os formatos e, por isso, o EP Agro também está presente nas rádios CBN de Campinas e Ribeirão Preto, com um programa complementar aos sábados, às 9h30, trazendo um bate-papo com especialistas sobre o tema do episódio exibido pela EPTV. Ele possui, ainda, seu espaço de notícias reservado em seu próprio portal, na plataforma redeglobo.com e redes sociais”.
Segundo o diretor, o programa foi construído a partir de pesquisas sobre o setor e a convergência entre as mídias. “Nós levamos a rádio para dentro da TV, com o giro de notícias da semana diretamente da redação da CBN. Também integramos o ‘Play no Agro’, que é um conteúdo que nasceu nas redes sociais com a Luisa Nogueira, para trazer informações e conteúdo principalmente sobre o sul de Minas. Conseguimos transitar entre os formatos mantendo a essência do nosso DNA e acrescentamos modernidade ao nosso jeito de produzir”, diz Richard.
O Grupo EP está presente em uma importante região para o agronegócio brasileiro, que abrange desde a produção, com empresas expoentes na área e principais eventos do setor, até a pesquisa, com a presença de institutos e universidades com tecnologia de ponta. Fabiana Teixeira, gerente de Entretenimento da EPTV, conta que o programa nasceu do entendimento de que é preciso olhar para o agronegócio da região para além do rural. “Para isso, vamos trazer curiosidades sobre o assunto, contar histórias de pessoas, famílias e lugares, mostrar iniciativas de pequenos e grandes produtores. Falamos sobre inovação e tecnologia, mas sempre com um olhar bastante humano, voltado para essas histórias”, explica.
Com a leveza de um programa de infotenimento, que mistura informação de credibilidade com entretenimento, o EP Agro também aborda temas como sucessão familiar, presença feminina no setor, mercado de trabalho e meteorologia. “Contamos com a parceria de influenciadores da região que são especialistas em agronegócio para participar de conteúdos do programa e produzir quadros junto de nossos jornalistas”, adianta a gerente.
O EP Agro será apresentado pelo jornalista Marcelo Ferri, que vai mostrar a nova realidade do agro, sua pujança, tecnologia, histórias e sustentabilidade. “É um programa sobre agro diferente do que o público está acostumado porque não temos estúdio e a cada episódio estaremos em um local diferente, mostrando várias faces do setor que alavanca a economia do país”. Ele conta que o conteúdo, que terá um formato de infotenimento, tem o apoio de especialistas e consultores do setor, mantendo a credibilidade já conhecida do Grupo EP. “Estamos sempre em contato com os produtores, meteorologistas, especialistas e consultores que nos apoiam e participam dos programas. Tudo isso para trazer informação e entretenimento em um programa completo sobre o setor. Apesar de falar sobre o segmento, as pessoas que não atuam diretamente na área vão se interessar pelos temas”, acrescenta o apresentador.
Oportunidades para as marcas
Sucesso no mercado, o novo programa estreia com novas possibilidades de formatos comerciais e com as cotas comercializadas, de diversas empresas ligadas ao setor ou que querem se relacionar com o público-alvo: Sicoob Cocred, Copercana, Vittia, UNIFEOB e Café Brasil Fertilizantes.
André Otaviano, diretor de Marketing do Grupo EP, destaca que o projeto inédito EP Agro alinha o interesse da audiência com o interesse de negócios, atendendo a uma demanda do mercado, e, por isso, foi recebido com tanta aderência. “A nova forma de construir projetos na empresa, que chamamos de vertical, está alinhada com a jornada do nosso público, que consome todos os canais e marcas do Grupo EP ao longo da sua rotina, estreitando relacionamento entre as marcas e pessoas”.
Dentre as novidades de oportunidades comerciais estão a possibilidade de as marcas estarem presentes também nos conteúdos de cotações dos produtos agrícolas. “Para as marcas interessadas no EP Agro, temos oportunidades como patrocínio de quadros e de prestação de serviços, tanto na EPTV quanto na CBN e portais, ação de conteúdo, merchandising, intervalo comercial e ações de comercial ao vivo nos eventos da região. Também estamos abertos a construir oportunidades junto do mercado, conforme sua necessidade”, diz o diretor.
Vinícius Zelante Góes, diretor de Negócios do Grupo EP, afirma que o programa é ideal para marcas que querem falar com o público do agro. “O agronegócio é uma das principais alavancas do PIB nacional e estamos em uma região onde ele é muito forte. É um segmento representativo e por isso há essa demanda do público e do mercado sobre o assunto. Então, o EP Agro já nasce sendo um sucesso comercial, seja pela demanda, seja porque conseguimos desenvolver um produto pensado em um formato 360o, em todos os detalhes”.