Conferência Municipal da Juventude de Barretos reúne líderes e jovens para discutir o futuro e direitos
Prefeita Paula Lemos destaca importância do diálogo com jovens e participação ativa da sociedade na conferência.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na manhã desta sexta-feira, 15 de setembro, no auditório da Fundação LVF – Lugar de Viver Feliz, participando da III Conferência Municipal da Juventude de Barretos, promovida pela Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e a Casa da Juventude, com o apoio do Conselho Municipal da Juventude de Barretos.
O tema desta edição é “Reconstruir no presente, construir o futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Entre os objetivos da Conferência está a promoção de debates sobre formas de assegurar os direitos à cidadania, participação social e política e representação juvenil; educação; profissionalização, ao trabalho e à renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; ao desporto e ao lazer; sustentabilidade e ao meio ambiente; ao território e mobilidade; segurança pública e ao acesso à justiça.
Marcaram presença no evento a Prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, Vitória Saretta – Secretaria Municipal de Assistência Social, Thais Soares da Silva – Presidente do Conselho da Juventude de Barretos, Vitor Santiago – Coordenador da Casa da Juventude, e o vereador e presidente da Câmara, Lupa.
Na abertura, Paula Lemos falou da importância deste momento de diálogo com os jovens, ouvindo suas reivindicações e propostas para buscar garantir as políticas públicas que atendam a todos. Paula destacou a relevância dos jovens no cenário atual e na tomada de decisões dentro do município, afirmando que sua gestão é um exemplo de que os jovens têm espaço em áreas importantes. Durante o evento, a prefeita recebeu sugestões dos participantes, um momento de extrema importância. “Costumo dizer que as melhores decisões surgem quando escutamos atentamente tudo aquilo que nos é falado. Aprendemos e evoluímos sempre com essa troca”, ressaltou.
Durante toda a manhã, os presentes assistiram a uma apresentação musical da APAE de Barretos e interagiram com as palestrantes convidadas, que incluíram Daniele de Oliveira, psicóloga com atuação em Políticas Públicas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, psicóloga do CREAS de Guaíra, especializada em atendimento a vítimas de violência, e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guaíra, além da palestrante Camila Vieira, assistente social, doutoranda e mestre em Serviço Social, com experiência em Educação em Direitos Humanos e pesquisa sobre Gestão de Políticas Públicas e a interface com a Questão Socioambiental – GESTA (UNESP).
O evento foi aberto ao público e contou com a participação direta da sociedade nas decisões sobre políticas públicas para a juventude a serem implantadas em Barretos. As conferências da juventude buscam promover um debate amplo sobre as percepções da juventude do Município, seus desejos, sugestões e ideias, fomentando a diversidade e a pluralidade da participação dos jovens.
Foto: André Monteiro