Estância Turística de Barretos integra Ciclo de Cultura Tradicional 2023

Programação será realizada neste sábado, 16, na Estação Cultural e tem entrada GRATUITA

A Estância Turística de Barretos recebe no próximo sábado, 16 de setembro, etapa do Ciclo de Cultura Tradicional 2023 com diversas ações e tradições da cultura caipira: apresentação do Catira Espora de Prata, show com o violeiro Ivan Vilela , e filme-conversa, que inclui mostra do curta-metragem “ O Som da Tradição” e bate-papo sobre o vídeo. A programação ocorre na Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves” a partir das 18h. A entrada é GRATUITA.
O Ciclo de Cultura Tradicional é um evento que gira em torno das tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras e migrantes, por meio de sessões comentadas de documentários, acompanhadas por apresentações das culturas populares.
Desde 2019, a cada edição, o projeto convida diferentes realizadores audiovisuais – ligados aos temas, tradições e/ou territórios abordados – para a criação de documentários de curta-metragem com argumentos provocados pela proposta do Ciclo de explorar conexões entre passado, presente e futuro. A contemplação dos municípios é realizada mediante elaboração e aprovação de projetos.
A programação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e Oficinas Culturais, em conjunto com a Prefeitura da Estância Turística de Barretos.
O secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, explica que Barretos foi contemplada mediante a aprovação de projeto escrito pela pasta e que a iniciativa exalta as tradições locais e promove um debate acerca da cultura local. “Elaboramos o projeto embasados nas nossas tradições. A contemplação é motivo de orgulho e mostra a seriedade do nosso trabalho. O Ciclo Tradicional é um evento que fortalece nossa cultura e nos estimula a refletir sobre nossas raízes e tradições. É uma oportunidade de conhecimento e aprendizado”, afirma.
Confira a Programação:
18h – Catira Espora de Prata
18h30 – Catira 25 de Agosto
Catira Espora de Prata e Catira 25 de agosto, grupos barretenses tradicionais, apresentam esse sapateado entrelaçado às palmas, dão o ritmo à viola e formam os passos dessa dança.

19h – Filme-conversa
Exibição do curta-metragem “O Som da Tradição”, dirigido por Gui Diniz, proprietário da DG Social Media. A obra conta a história de um dos principais grupos de catira do Brasil, o Catira 25 de Agosto, com causos e imagens de sua fundação até os dias atuais.
Após a exibição, haverá o bate-papo com o diretor Gui Diniz; com Carlos Anésio da Silva, um dos fundadores do Catira 25 de Agosto, e Francisco Santana Junior, fundador do grupo Catira Espora de Prata; com mediação de Sueli Fernandes, mestre em Análise de Discurso.

20h30 – Show com Ivan Vilela
Ivan Vilela é violonista de dez cordas e no show de viola caipira apresenta composições produzidas em vários momentos de sua trajetória, com destaque para os premiados álbuns “Paisagens” (1998) e “Dez Cordas” (2007)

Serviço:
Título: Ciclo de Cultura Tradicional
Local: Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves”
Endereço: Praça Conselheiro Antônio Prado, 555, Fortaleza – Barretos/SP
Data: 16 de setembro de 2023
Horário: A partir das 18h

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.