Exposição Grandes Personalidades Negras está aberta para visitação na Casa Afro até 1º de novembro
Mostra é apresentada no local em parceria entre o Programa MIS e a Prefeitura.
A Exposição Grandes Personalidades Negras, dedicada a 81 homenageados cujas trajetórias ganharam relevância histórica, está aberta para visitação na Casa Afro Brasil “Álvaro de Oliveira”, na Estância Turística de Barretos. A mostra, aberta no último sábado, 1º de setembro, pode ser visitada até 1º de novembro.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, gestora do espaço por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu Afro Brasil, MIS Experience, Paço das Artes, Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN-SP), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Sisem, com contribuição do idealizador do projeto da Casa Afro Brasil, Ivan Lima.
O programa do MIS, que busca democratizar o acesso à cultura e ir ao encontro dos territórios mais periféricos das cidades, homenageia 81 personalidades negras que fizeram nossa história. Foram 81 artistas indicados por meio do CEUs, Fábricas de Cultura e outras entidades culturais do Estado de São Paulo para criarem obras em grafite, reproduzidas nos cartazes que compõem a exposição Grandes Personalidades Negras, e os grafites originais estão em exibição na Casa Afro.
Entre as personalidades, destaca-se Emanoel Araujo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022. Ele se notabilizou pela luta pelo reconhecimento e valorização da produção afro-brasileira nos mais diversos campos. O Museu é um importante parceiro neste projeto.
Os responsáveis pela Mostra destacam que o grafite foi o meio de expressão escolhido para este projeto por seu potencial de falar sobre cada um de nós e sobre a coletividade e o mundo, empoderando os artistas. A exposição também amplia o conhecimento do público com um QRCode, que permite conhecer a biografia de todas as Personalidades retratadas.
A Mostra pode ser visitada em Barretos na primeira Casa Afro Brasil inaugurada no Estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Fotos: Nivaldo Jr.