Parceria entre Prefeitura e Facisb leva orientações sobre saúde do coração a grupos de pessoas idosas

 

 

Nos CCIs dos bairros Marília e Universitário e no CDI, os estudantes de medicina passaram a abordar a importância dos cuidados com o coração. Nesse primeiro encontro, eles transmitiram as informações por meio de dinâmicas

 

Estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb) iniciaram nesta quarta-feira, dia 30, uma série de atividades com cerca de 100 pessoas idosas que participam de atividades nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) dos bairros Marília e Universitário e no Centro Dia Pessoa Idosa (CDI). A parceria foi estabelecida após reuniões entre equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento da Prefeitura da Estância Turística de Barretos e docentes da Facisb, realizadas no início de agosto.

 

Márcia Amendola Gandolfo, coordenadora do CCI Marília, considera essa parceria fundamental. “É voltada justamente para um público em que fará muito a diferença. As doenças crônicas são uma fragilidade recorrente nessa parcela da população e implicam na saúde do coração. Está em desenvolvimento uma medicina mais humana; os estudantes foram acolhidos pelas pessoas idosas participantes das atividades do CCI e acolheram essas pessoas. Essa parceria entre a Prefeitura e a Facisb proporciona benefício para o estudante, que será um médico com olhar mais humano, e para as pessoas idosas, que se sentiram bem e importantes”, afirma.

 

A docente Fabiana Zambuzi acompanhou os acadêmicos no CCI Marília. Ela explica que nesse primeiro encontro foi realizada uma triagem, sendo preenchida uma ficha de cada participante e identificados seus principais problemas de saúde e medicamentos que utilizam. Nos próximos encontros, devem ser desenvolvidas ações específicas em cada centro, levando em conta as informações identificadas na triagem. “Essa criação de vínculo, o estabelecimento da relação médico-paciente é muito importante. Até a experiência que os acadêmicos adquirem em conversar, identificar, conseguir passar as informações para o paciente de maneira clara”, ressalta. A docente observa que, com as avaliações, percebendo-se a necessidade em algum paciente, será também possível buscar intervenção. “Se algo for identificado, temos formulários de encaminhamento”, relata.

 

A estudante de medicina Ana Júlia Denadai Carvalho, 23 anos, conta que essa foi a primeira experiência da turma com pessoas idosas. “Eles adoraram a nossa dinâmica, mexeu muito com eles. A gente fez a dinâmica em que seguraram a bexiga simbolizando o coração deles”, relata. Ana conta que outras dinâmicas serão realizadas nos próximos encontros.

 

A aposentada Jadira Girardi, 67 anos, moradora do Bairro Los Angeles fez questão de levar para casa a bexiga vermelha que simboliza o coração. “Muito importante. Vou passar as informações para mais gente”, disse.

 

As amigas Marta Helena de Moraes Souza, 73 anos, e Sakiko Yamaki, 83, aposentadas, gostaram da parceria e se sentiram bastante acolhidas pelo grupo de estudantes e pela docente. “Fizeram a ficha, várias perguntas, pegaram a lista de remédios que a gente toma; medi pressão”, conta Marta, que ressalta sua felicidade em ver um grupo tão jovem demonstrando preocupação com as pessoas idosas. “Foi muito bom”, reforça Sakiko. Vou passar as informações adiante, compartilhas com os vizinhos”, diz.

Dona Marta lembrou que o dia do grupo do CCI Marília está com a agenda cheia. “Eles nos deixaram muito satisfeitas agora de manhã e para hoje a gente ainda tem teatro à tarde e cinema à noite”, afirmou, referindo-se à programação de filme no Cine Barretos na noite desta quarta-feira, 30.

Os alunos do primeiro ano estão na disciplina de Extensão 2 e, além desta quarta-feira (30), devem realizar ações com os grupos de pessoas idosas outras três vezes ao longo deste semestre.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.