Desfile Cívico, Típico e Folclórico em homenagem aos 169 de Barretos reúne cerca de 7 mil pessoas, na Via dos Coqueiros
Com o tema “Nossa História é nossa maior força”, evento destacou a cultura e as características barretenses.
A Estância Turística de Barretos comemora seus 169 anos nesta sexta-feira, 25 de agosto, e o desfile cívico, típico e folclórico para comemorar o aniversário foi realizado no domingo, dia 20, na Avenida Antônio Frederico Ozanam, a Via dos Coqueiros, reunindo cerca de 7 mil pessoas, conforme estimativa da organização.
Pelo segundo ano consecutivo, a prefeita Paula Lemos abriu o desfile a cavalo, carregando a bandeira de Barretos. Ela agradeceu a presença do público e das autoridades. “É um momento muito feliz. Estamos trazendo para nossa população, na comemoração dos 169 anos, o que nós temos realizado nos dois anos e meio de mandato.
Fazendo uma prestação de contas em festa. Hoje eu acordei de madrugada e estava chovendo. Me lembrei da enchente e pedi a Deus que nos abençoasse e que a chuva passasse. Veio o sol e estamos aqui, mostrando que estamos construindo a nossa cidade, um monte de veículos que já compramos e recebemos do governo do estado, as pessoas nosso bem mais importante e todos os trabalhos sociais que a gente tem feito. É um momento de festa e gratidão”, disse a chefe do executivo.
O evento, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio de um trabalho conjunto envolvendo todas as secretarias municipais, contou com aproximadamente 1.800 integrantes entre profissionais da Educação, estudantes, artistas, músicos, grupos tradicionais e folclóricos e forças de segurança, além de parceiros da iniciativa privada, associações, ONGs, entidades e conselhos municipais, para celebrar a história e força de Barretos, destacando o desenvolvimento e miscigenação do povo e a valorização do patrimônio cultural.
Tema
Com o tema “Nossa História é nossa maior força”, o desfile foi realizado em quatro blocos com apresentações temáticas da cultura local, além de participação de bandas marciais das cidades paulistas de Promissão, Bebedouro, Ipaussu, Bariri, Ubarana e Botucatu.
O primeiro deles, “Barretos – Nossa História é nossa força” destacou a Catedral do Divino Espirito Santo e a área central da cidade como espaços importantes de desenvolvimento. Neste momento também foi executado o hino da cidade pelo tenor barretense Franco Luiz Pierre e pelo pianista Gustavo Manfrin.
No bloco intitulado “Nos trilhos do desenvolvimento” estavam presentes referências à Estação Cultura, Recinto Paulo de Lima Correa, além de ações e projetos da cidade, demonstrando que a população é a maior riqueza de Barretos.
“Cores, sabores e tradições sertanejas” foi o nome do terceiro bloco temático, consagrando as tradições regionais e o turismo rural, com o folclore, as tradicionais quermesses, agricultura e pecuária.
O último bloco, “Barretos Estância Turística”, contou com a participação de misses e misteres da cidade, princesa e rainha da Festa do Peão, fundadores de Os Independentes e colaboradores da organização.
Em frente à tribuna de honra, o cantor Guilherme Teixeira interpretou a música “Romaria”, emocionando o público presente. O desfile foi fechado com a passagem de muladeiros e cavaleiros.
O deputado estadual Sebastião Santos foi uma das autoridades presentes e parabenizou a administração pela realização do desfile. “Tenho que dar parabéns para a administração da Paula e a todos os envolvidos no desfile de hoje, porque o local escolhido foi muito bom. A população agradeceu muito, porque eles tiveram liberdade aqui. As crianças brincaram à vontade, todo mundo veio participando e saiu feliz. Eu quero dizer que estes 169 anos que se comemora hoje aqui com este desfile cívico, tenho certeza que será um divisor de águas para o futuro. O município está pensando em novidade e se unindo em prol dessa novidade”, declarou.
Dia do Soldado
Durante o desfile, também foi comemorado o Dia do Soldado, também celebrado em 25 de agosto, com homenagem aos atiradores do Tiro de Guerra de Barretos.
População prestigia o desfile
A população esteve presente para acompanhar o desfile: nas arquibancadas, na tenda reservada para pessoas com deficiência, pessoas idosas e gestantes e houve também quem preferiu levar sua cadeira favorita e se acomodar para assistir no trecho final do desfile. A estrutura era acessível, havendo ainda rampa de acesso ao palanque das autoridades.
A autônoma Janaína Pinheiro levou sua filha para participar. “Considero o desfile muito importante para a cidade”, observou. Janaína contou que esta é a segunda vez que a filha desfila. Estudante da rede municipal, Maitê Pinheiro, de 9 anos, estava no carro alegórico, interpretando um anjo. “Gosto bastante da igreja e, quando fiquei sabendo, falei ‘quero ir’”, contou a menina, empolgada com o evento.
A energia contagiante do desfile não pairou apenas entre as crianças. “Comemoração linda demais. Maravilhoso. Sou barretense de coração roxo. Considero Barretos uma cidade fantástica, sou apaixonada”, afirmou Marlene Lopes, de 72 anos, emocionada ao ver as homenagens a sua terra natal. Ela disse que sempre morou na cidade, comemorou que agora o desfile passou a ser ainda mais perto de sua casa e lembrou que, quando criança, seus filhos também já desfilaram. “Criança tem que participar, são raízes da gente, temos que fazer a nossa parte”, afirmou. Dona Marlene acompanhou o desfile com a filha, o genro e dois netos.
Outra moradora de Barretos desde que nasceu, a cozinheira Kathe Barcelos também fez questão de ir conferir o evento e levou sua filha. “Sempre venho. Acho importante assistir, gosto de ver os carros alegóricos. As crianças da rede municipal têm que participar cada vez mais”, afirmou. Kathe lembrou que seu filho desfilou duas vezes quando fazia parte dos escoteiros e contou que ela faz aniversário junto com a cidade e irá completar 45 anos.
Rosemary da Silva, de 51 anos, estudante e faxineira, desfilou representando a Faculdade de Tecnologia (Fatec). “Mostra que a cidade está evoluindo, é importante para divulgar o que a cidade propõe de bom. A Fatec abre novas portas para os próprios moradores da cidade, é uma faculdade gratuita e renomada”, afirmou. Ela contou que tinha participado de desfile apenas quando morava em outra cidade e que vive em Barretos tem 32 anos. “Eu já tinha vindo assistir, meus filhos quando estavam na fase escolar participavam”, mencionou.
Outra família presente no evento foi a da psicóloga Andrea Borges Andrade, de 46 anos, que assistiu ao desfile ao lado da tia Iraci Borges, de 67, e da filha Maria Lúcia Paixão, 8 anos. Elas estavam ali para acompanhar as homenagens à cidade e para prestigiar a participação do irmão mais novo de Andrea: funcionário do Procon Barretos, Gabriel Andrade desfilou representando o órgão que defende os consumidores. Assistindo o desfile pela primeira vez, a pequena Maria Lúcia ficou surpresa ao saber que a mãe e seu avô também já participaram, enquanto escoteiros. “Acho importante comemorar o aniversário da cidade, quero vir outras vezes”, afirmou a menina.
Andrea ficou feliz pela forma especial como a filha reagiu ao desfile. “É bom, né? Traz as memórias da infância para mim também. Fazia um tempo que a gente não assistia ao desfile, mas passamos ontem aqui, vimos a estrutura sendo montada, que estava ficando bonito e decidimos vir. Recebemos as informações de horário e local em grupo de whats também, acho que foi bem divulgado”, comentou Andrea. Dona Iraci também contou que gostou do desfile deste ano.
A dona de casa Sandra Regina Santos, 59, deixou os parabéns a todos os organizadores do desfile. “Há muito tempo que a gente não via um assim. Foi muito bom, maravilhoso”, afirmou e parabenizou a administração por estar levantando a cidade.
Autoridades presentes
Também estiveram no evento os vereadores Carlão do Basquete, Juninho Bandeira, Nestor Leonel, Raphael Silvério, Chafei Amsei Neto e Pastor Elson dos Santos. O vereador Vagner Chiapetti foi representado pela assessora parlamentar Flávia Andrade.
Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Thyago Abraão; Ordem Pública, Luiz de Matos; Assistência Social, Vitória Saretta; Defesa Civil, José Eduardo dos Santos Júnior; Esportes e Lazer, Tony Vieira Carvalho; Indústria e Comércio, Roberto Arutim; Planejamento, Carlos Henrique Lúcio; Administração, Sirlene Menezes; Obras, Plácido Martins Júnior; Governo e Gestão Estratéiga, Zecão Falleiros; Educação, Jéssica Maria dos Santos; Cultura, Rogério Teodósio; Comunicação, Itamar Alves; o Procurador Geral Rafael dos Anjos; o Controlador Geral, Paulo Scannavino; o Ouvidor Danilo Mendes; a presidente do Fundo Social, Letícia Lemos; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Barretos (Acib), Jackelyne Rossini, e o Pr. Jonathas Lazzarotto, vice-presidente Assembleia de Deus Ministério do Belém também marcaram presença.
Fotos: Nivaldo Jr.