Comitê da Bacia do Baixo Pardo/Grande avança em estudos hidrogeológicos e estratégias de recursos hídricos

Exploração dos aquíferos Guarani, Bauru e Serra Geral é uma das preocupações do Comitê.
A Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande realizou uma reunião na última quinta-feira (10), dando continuidade aos avanços apresentados durante o encontro realizado em 27 de julho. Durante o primeiro encontro, foram compartilhados dados relevantes sobre os aquíferos da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 12 – UGRHI 12, como parte do projeto “Elaboração de Estudos Hidrogeológicos para Avaliação das Condições de Exploração dos Sistemas Aquíferos Guarani, Bauru e Serra Geral na UGRHI 12 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 12) – BPG”.
O Prof. Dr. Didier Gastmans desempenhou um papel fundamental ao apresentar ações e estratégias com base nos resultados desses estudos e os membros da Câmara Técnica analisaram as propostas, visando aprimorar os planos e assegurar sua viabilidade dentro do contexto do Comitê da Bacia Hidrográfica.
A reunião foi marcada pela construção colaborativa de estratégias que, posteriormente, serão apresentadas à plenária do comitê. “Este passo é crucial para garantir que as decisões tomadas se alinhem com os objetivos e diretrizes do comitê, contribuindo para a gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos na UGRHI 12”, aponta Cláudio Daher, secretário executivo.
A reunião também marcou a nomeação de Angela Brunelli e Nair Vicenzi, ambas do município de Bebedouro, como coordenadora e relatora da Câmara Técnica, respectivamente.
Além disso, o encontro abordou a questão dos recursos financeiros provenientes da Compensação Financeira do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Durante a reunião, foi anunciada a liberação de uma nova quantia de recursos, provenientes do saldo residual de empreendimentos já concluídos, proporcionando uma oportunidade para projetos que não foram contemplados inicialmente no primeiro pleito.
Uma nova reunião está agendada para o dia 31 de agosto, e nela continuarão as discussões. Sendo finalizadas as estratégias elaboradas, elas serão apresentadas à plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande para votação.
www.sigrh.sp.gov.br/cbhbpg/apresentacao