Escolas e Cemeis da Rede Municipal de Ensino dão início à temporada de “Queima do Alho”
Tradicional evento gastronômico é trabalhado nas unidades escolares como reforço cultural, valorização da história e celebração do aniversário de Barretos
A partir desta quarta-feira, 9 de agosto, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e as Escolas Municipais da Estância Turística de Barretos dão início à temporada de “Queima do Alho”, tradição culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Como forma de preservação do patrimônio cultural barretense, o tema é apresentado aos estudantes e trabalhado nas Unidades Escolares ao longo de todo o mês de agosto, quando se comemora o aniversário da cidade e é realizada a Festa do Peão de Boiadeiro. “Neste período, os alunos são recebidos com refeição diferenciada, decoração alusiva, além de diversas atividades e apresentações culturais que já fazem parte do currículo e do cardápio escolar da nossa rede”, comentou a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos.
O pontapé inicial das “Queima do Alho” ocorreu na E.M. Dr. João Ferreira Lopes, no bairro Rios, e no Cemei Amador Alves de Queiroz, no Derby Clube. O vereador e diretor da E.M., Prof. Adilson Ventura de Mello falou da importância histórica do evento. “A nossa escola foi a primeira a realizar a queima do alho com objetivo de estar resgatando a cultura do peão estradeiro e mostrar para as crianças como eles viviam. A gente sabe que até 1960 o gado vinha para Barretos tocado pelos peões”, contou.
No evento, os alunos ainda tiveram contato com objetos tradicionais do mundo sertanejo, animais na minifazendinha e ouviram os toques do berrante, que anunciavam aos peões a hora de parada para a refeição e momento de seguirem viagem. A queima do alho, servida nos períodos da manhã, tarde e noite, contou com a participação das comitivas São Jorge e Solidariedade. A escola atende cerca de 750 alunos do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Diretora do “Cemei Amador”, Thais Helena da Silva destacou o engajamento dos alunos e familiares. “É uma comunidade muito participativa”, contou. Atualmente o Cemei atende cerca de 170 crianças, do berçário à pré-escola.
As atividades comemorativas ocorrem nas Unidades Escolares até o dia 29 de agosto