Prefeitura promove capacitação para boas práticas na manipulação de alimentos
Encontros formativos foram destinados a merendeiros e auxiliares que atuam nas cozinhas das Redes Municipal e Estadual de Ensino.
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nos dias 11 e 18 de julho, dois encontros formativos com o tema “Organização geral e boas práticas de manipulação”, ministrados pelas nutricionistas Vanessa Ribeiro e Karla Renofio.
A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, salientou a importância das capacitações para a qualidade da merenda oferecida aos estudantes. “Os encontros práticos e teóricos são de extrema importância para que os nossos merendeiros estejam cada vez mais preparados para produzir alimentos de qualidade para nossas crianças, tanto na Rede Municipal, quanto na Rede Estadual de Ensino. Esta gestão se preocupa em oferecer qualificação continuada para os nossos colaboradores”, comentou.
De acordo com Vanessa, o primeiro encontro foi realizado na SME com os merendeiros contratados pelo Regime Jurídico Administrativo Especial (Rejae), que atuam na Rede Estadual. Já o segundo, foi voltado aos profissionais que atuam em cozinhas da Rede Municipal de Ensino e ocorreu no Auditório do Complexo Amador Alves de Queiroz, no Derby Clube. “As pautas tratadas foram direito à alimentação escolar; responsabilidades dos merendeiros; cardápios; apresentação e forma de servir os alimentos; controle de estoque; recebimento de alimentos e conferência; contagem de comensais; entrega de alimentos; coleta de amostras; e boas práticas de produção de alimentos, pautas pertencentes ao rol de atividades dos profissionais que atuam nas cozinhas escolares”, disse.
O setor ainda destacou a realização de uma formação prática com o tema “Preparo de refeições”, ministrada pela nutricionista Mariana Messineti, no último dia 12, na Escola Técnica Estadual Cel. Raphael Brandão, também com merendeiros Rejaes que atuam na Rede Estadual. “Foram produzidas receitas que constam nos cardápios com maior grau de dificuldade na produção, como bolos, frango cozido e molho branco”, completou.
Nesta quarta-feira, 26, as nutricionistas, técnicas responsáveis pelo Setor de Alimentação escolar, realizarão um encontro com os gestores das unidades de ensino para orientações e esclarecimentos sobre as pautas abordadas durante a formação de merendeiros.
Foto: Divulgação