Barretos realiza 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade” evento, que aconteceu na Faculdade Barretos nesta quarta-feira, reuniu 150 participantes.
A Estância Turística de Barretos sediou nesta quarta-feira, 19 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. O evento, aberto a participação da comunidade, ocorreu no auditório da Faculdade Barretos reunindo 150 pessoas.
Voltada à participação da sociedade no processo de promoção e consolidação das políticas públicas para a Segurança Alimentar e Nutricional, a conferência reuniu representantes do poder público e sociedade civil.
Representando a prefeita Paula Lemos, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Graça Lemos, agradeceu a presença dos participantes e falou da importância do tema. “Discutir a segurança alimentar e nutricional, para juntos garantirmos que a nossa população não sofra com a fome é de extrema importância. Por isso quero agradecer, em nome da prefeita Paula, que tem trabalhado incansavelmente para melhorar a vida do barretense, a presença dos especialistas no tema, do público em geral e, especialmente, do pessoal da Educação, pois a gente sabe que todas as mudanças passam pela sala de aula”, comentou.
O evento contou com palestras dos engenheiros agrônomos Rolando do Nascimento, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Barretos, e Marcela Yada, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e de Camilla de Moura Centurion, Professora Mestra do curso de Nutrição da Faculdade Barretos. As discussões foram acerca de três eixos temáticos: Determinantes estruturais e macro desafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social.
Para a engenheira agrônoma Marcela Yada, a discussão é necessária, pois se trata de um tema muito relevante não só para o município, mas para todo o Brasil. “A conferência foi muito positiva, com muitas discussões relevantes e definição de propostas concretas”, completou.
Após a apresentação dos eixos temáticos, formaram-se grupos de discussão, seguido de plenária onde foram feitas as leituras das cinco propostas de cada eixo, elaboração de relatório e eleição de delegados que apresentarão as propostas nas conferências regional, estadual e nacional.
Também participaram da Conferência as secretarias de Assistência Social, Vitória Saretta, e de Educação, Jéssica Maria dos Santos; o vereador Nestor Leonel; a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Alessandra Hoft Puga; e a médica veterinária Jussara Aparecida Mega, coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Barretos.
Fotos: Nivaldo Jr.