Pacientes do CAPS III participam de atividades pedagógicas por meio de parceria com o Cemart
Projeto conta com ações mensais no Centro de Atenção Psicossocial.
Pacientes e familiares atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) participaram de uma nova oficina artística e pedagógica na última sexta-feira, 14 de julho. A ação com desenhos foi realizada na sede da instituição, localizada na Rua 14, n° 140, e conduzida pelo professor do Centro Municipal de Artes “Bezerra de Menezes” (Cemart), Bruno Freire Pereira, que esclareceu os princípios da arte do desenho e desenvolveu atividades livres, criativas e propostas com temas específicos.
A oficina integra um projeto desenvolvido há 10 anos no CAPS, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Cemart, e que tem como objetivo proporcionar uma experiência inclusiva com as mais diferentes vertentes artísticas, desenvolvidas em Barretos.
Idealizador do projeto, o professor e coordenador Vladmir Corrêa destacou que a proposta do mês de julho teve boa adesão e encantou os participantes. “O público do CAPS III está se adaptando muito bem ao projeto, pois já estamos na terceira vivência com os professores do Cemart. Um dos destaques do trabalho do Bruno foi a tranquilidade e segurança com que atuou, pois não deixou de atender às solicitações dos alunos e alunas. A oficina teve uma excelente adesão pois o nosso público já está se acostumando a vivenciar na prática a inclusão social de forma respeitosa”, disse.
Para o secretário de Cultura, Rogério Teodósio, o projeto cumpre a missão da pasta ao proporcionar acesso à cultura com equidade. “A arte não é um privilégio para poucos e não está direcionada apenas a um público favorecido, precisamos chegar aos mais distintos pontos e públicos de nossa cidade. Essa é nossa missão.”, afirmou.
O Projeto
Pacientes e familiares do CAPS III de Barretos participam de atividades mensais com foco em uma ação de arte e inclusão dentro e fora da unidade. O projeto, que começou há mais de 10 anos com a realização de aulas de teatro, também realizou neste ano uma visita ao Centro Cultural “Osório Falleiros da Rocha” – Teatro Cine Barretos com a sessão do filme “Garoto Cósmico”, no mês de maio; atividades com o Núcleo de Dança do CEMART, em junho; e se prepara, para receber no dia 04 de agosto a professora de teatro, Sueli Próbio, com contação de histórias. A agenda do projeto segue até dezembro de 2023.
Redação: Assessoria de imprensa / Sec. Mun. Cultura