Prefeitura de Barretos investe cerca de R$300 mil para edição 2023 do Campeonato de Futebol Amador Barretense
Tradicional evento esportivo teve início no último dia 9 e segue até dezembro com partidas aos domingos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Liga Barretense de Futebol, realizou na noite desta quinta-feira, 13 de julho, na Fundação Lugar de Viver Feliz (LVF), a entrega oficial dos uniformes e materiais esportivos para as equipes participantes do Campeonato de Futebol Amador Barretense 2023. Ao todo serão 26 times, sendo 10 deles na categoria A e 16 na B, e cada equipe recebeu um jogo completo de uniforme, composto por calções, camisas e meias e duas bolas oficiais.
Representando a prefeita Paula Lemos, a secretária municipal de Agricultura e Meio, Ambiente Graça Lemos, falou da importância da competição e da paixão dos barretenses pela várzea. “Infelizmente, falar que se gosta do esporte é diferente de fazer pelo esporte. Nós estamos valorizando o esporte novamente. As pessoas amam a várzea, ela é do povo, a paixão das pessoas que moram nos bairros. A gente sabe do valor do jogo da várzea. Que estes jogos tragam felicidade e lazer para as pessoas e que Deus abençoe a cada um dos participantes, a vocês da Liga que sempre lutaram, e ao Tony, nosso secretário, que veio do futebol e está fazendo um belíssimo trabalho”, disse.
Na edição deste ano, a atual gestão está investindo R$ 299.900,00 para a realização da competição. O valor é destinado à compra de materiais esportivos, uniformes, pagamento das taxas de arbitragem e toda manutenção do campeonato.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Tony Vieira Carvalho, falou do orgulho de poder contribuir com o varzeano. “É um orgulho, uma satisfação muito grande poder ajudar vocês a desenvolverem este trabalho que a gente sabe que não e fácil. Quem mexe com futebol no dia a dia entende a dificuldade de montar um time e arcar com as despesas de todo final de semana. Desejo a todos vocês um bom campeonato, pois o varzeano é uma diversão das famílias barretenses e vocês tem uma participação muito grande pela organização do campeonato”.
Osmir Duarte Peixoto, o Titão, presidente da Liga Barretense de Futebol, aproveitou o momento para pedir melhorias nos alambrados dos campos de várzea. “A atual gestão tem se mostrado uma grande parceira do esporte e isso nos aproxima e nos permite um diálogo aberto, o que traz benefícios para todos”, completou.
Uma novidade da edição deste ano é que os jogos do Campeonato Varzeano 2023 serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara, no canal 31.3, nas manhãs de domingo, além da Web Rádio Barretos e rádios locais. As partidas do tradicional evento esportivo seguem até o mês de dezembro.
A parceria com a Câmara Municipal e demais meios de comunicação foi destacada pelo vice-presidente da LBF, José Maria dos Santos, que falou da visibilidade que as equipes, patrocinadores e apoiadores receberão. Ele também enalteceu o trabalho realizado pela gestão nas mais diversas áreas esportivas. “Quero cumprimentar a prefeita Paula Lemos pelo seguinte: muito se buscou antes promover a competição e ser sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, e esse ano aconteceu. E veio, com certeza, para ficar. O que sempre faltou neste sentido? Talvez um prefeito que tivesse um carinho e um olhar melhor para o futebol, e buscasse os meios necessários para que o Barretos fosse sede”, completou.
Em nome da Cooperativa Sicredi, patrocinadora do evento pelo segundo ano, Alessandro Torre, lembrou que o campeonato também movimenta a economia local. “Ano passado acompanhei quase todos os jogos. É muito importante para a cooperativa fazer esse investimento no esporte e no desenvolvimento da comunidade, porque a gente vai assistir ao jogo e percebe que tem bastante comércio pequeno trabalhando”, citou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador e presidente Luís Paulo Vieira, o Lupa, também falou do envolvimento da sociedade com os jogos. “Eu fico muito à vontade em falar sobre os jogos da várzea, pois já tive a oportunidade de tratar muitos jogadores. Acompanho a várzea desde que me formei e a gente tem a noção de quanto isso envolve a sociedade de uma maneira geral”, disse.
Presidente da LVF, Cel. Carlos cedeu o espaço para a realização da solenidade e entrega e de um jantar comemorativo aos participantes. Ele fez questão de agradecer o apoio recebido pela atual administração. “Quero enaltecer de coração o trabalho da nossa prefeita Paula. Muita gente nem sabe disso, mas a equipe LVF continua sendo a Campeã Estadual do Sub-17. Quando fomos campeões jogamos com grandes times e não tivemos atenção do prefeito nem quando falei para fazer um outdoor. Isso não foi divulgado. Barretos não sabe disso. E aí aparece a Paula e muda tudo. Boa parte dos meninos do sub-15 e sub-17 saíram da LVF e eu nunca vi um prefeito fazer o que a Paula faz. Ela põe a camisa e vai junto com os meninos, dá a maior força. Eu nunca vi um secretário de esportes fazer o que o Tony faz, é um gigante. E temos que agradecer tudo isso”, disse. Ele também destacou a lacuna deixada pela perda da ADPM e revelou a intenção de construir um estádio na região do Centro Social Urbano (CSU). Segundo ele, o projeto está em aprovação.