Procon, ACIB e Sincomercio firmam parceria para Escola do Consumidor
Perfumaria Emy estreia acordo que prevê a realização de encontros com empresas associadas à Associação Comercial e Industrial de Barretos.
Colaboradores e proprietários da empresa Emy Perfumaria e integrantes da equipe do PROCON Barretos participaram de encontro promovido pela Escola do Consumidor, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Barretos – ACIB e Sindicato do Comércio Varejista- Sincomercio, realizado nesta terça-feira à noite no espaço destinado a aulas e eventos do órgão de defesa e proteção do consumidor.
O primeiro encontro da parceria foi conduzido responsável pelo PROCON BARRETOS, Delaías Santos Raimundo, e teve a participação na abertura do diretor da ACIB, André Peroni Ângelo e do encarregado da Escola do Consumidor, Gabriel Andrade. A noite foi dividida em três partes: A primeira de orientação sobre os direitos do consumidor; a segunda, de deveres das empresas; e a terceira com espaço para perguntas e respostas. Segundo Delaías, a harmonização das relações de consumo é um dever dos órgãos públicos, então essa aproximação é muito importante para que se cumpra o objetivo do direito do consumidor“ Nosso objetivo é que os fornecedores tenham consciência dos direitos do consumidor. Sabendo disso saberão dos seus deveres, ou seja, cumprirão melhor suas obrigações. Sabendo as regras do jogo é muito mais fácil executá-las”, falou.
Parte integrante do PROCON Barretos, a Escola do Consumidor foi criada visando a difusão do conhecimento por meio de palestras e cursos direcionados a consumidores de todas as idades e fornecedores de diversas áreas, e busca promover e divulgar os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, conforme explica Gabriel Andrade, encarregado da Escola do Consumidor “A ideia é orientar empresas e empreendedores associados à ACIB sobre os direitos e deveres do consumidor e empresas, mostrar que é um espaço de orientação a fim de assim contribuir com as relações de trabalho e comércio”, disse.
André Peroni, diretor da ACIB, elogiou a iniciativa “ Muitas pessoas acham que o PROCON é inimigo do comércio, mas na realidade. Essa aproximação é muito importante. Muitas vezes algumas medidas são tomadas por falta de conhecimento e por isso precisamos de nos informar”, disse.
Marly Yukari Arimori Izumi, proprietária da Emy Perfumaria, também participou do encontro e disse que o conhecimento dos direitos e deveres do fornecedor, implicou em uma melhor orientação ao consumidor sobre “suas razões”, “Tínhamos muitas dúvidas quanto ao direito e deveres do consumidor e do fornecedor e queríamos adquirir conhecimento para realizar ações assertivas. Foi de suma importância a participação de nossos colaboradores, pois a compreensão da “responsabilidade compartilhada”, faz com que a empresa trabalhe com responsabilidade mútua. Depois de todo esse conhecimento, a Perfumaria Emy, com certeza irá trabalhar respeitando ainda o CDC, sem ” achismos””, concluiu.