Governo de SP realiza ação com fogo controlado para minimizar danos de incêndios florestais
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) inicia, nesta segunda-feira, 12, a queima prescrita, na Estação Ecológica de Jataí, no município de Luiz Antônio.
A queima prescrita consiste em utilizar o fogo de forma controlada em pequenos trechos, sob supervisão das equipes técnicas, para que as chamas consumam a matéria orgânica (como folhas secas, galhos mortos e capim) da superfície.
O objetivo da iniciativa é reduzir o material combustível e, consequentemente, evitar a propagação de labaredas durante incêndios de grande intensidade. Outro benefício é utilizar o material queimado sob controle como fertilizante natural para o solo.
A ação é coordenada pela Fundação Florestal em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que participaram de todo o planejamento, e conta, também, com o apoio dos demais órgãos ligados à Operação SP Sem Fogo.
A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, acompanha a ação e estará disponível para atender aos jornalistas presentes.