Alunos da Carreta de Hospitalidade recebem certificados de conclusão de cursos
Capacitações foram oferecidas pelo Programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo.
Os alunos que participaram dos cursos profissionalizantes de bartender, garçom/garçonete e camareiro oferecidos pela Carreta de Hospitalidade do Programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, receberam na quarta-feira, 24 de maio, o certificado de conclusão das capacitações. As entregas ocorreram no período da manhã para o curso de bartender, à tarde para garçom/garçonete e durante a noite para camareiros.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, Thyago Abraão, acompanhou a diplomação da segunda turma e parabenizou os novos profissionais. “Quero parabenizar a todos vocês, porque a iniciativa de buscar o conhecimento já é uma grande etapa. Quero também agradecer ao Governo do Estado e ao Sinthoresbar pela parceria. Barretos agora é Estância Turística e, enquanto governo, vamos buscar cada vez mais melhorar a vida do cidadão barretense, trazendo mais empreendimentos, mais opções de trabalho e as pessoas que se qualificam sempre estão na frente”, afirmou o secretário.
Larissa Maria dos Santos Souza, docente da Etec Barretos e coordenadora do Via Rápida, falou da relevância dos cursos para o novo status da cidade como Estância Turística. “É uma área de maior vínculo empregatício para estas pessoas e os alunos receberam muito bem. Foram tanto aulas práticas quanto teóricas, tivemos palestras internas e terminamos hoje com a entrega dos certificados”, disse.
Ela explicou que os formandos das três turmas receberão uma bolsa auxílio de R$210 e o material didático para aprofundamento e apoio de estudo. A carga horária dos cursos foi de 80h cada, divididas em 16 encontros.
O presidente do Sindicato dos trabalhadores em hotéis, restaurantes, bares e similares de Barretos e região (Sinthoresbar), Ivair Oliveira, também acompanhou a entrega dos certificados e contou sua experiência de vida como garçom, falou das oportunidades que a profissão lhe trouxe e alertou os formandos sobre os direitos e deveres da categoria. “É uma profissão bonita, mas a pessoa precisa se valorizar e se qualificar”, disse.
Os formandos
Cristiane Coutinho é de Belém do Pará e veio para Barretos há pouco tempo. Ela contou que já tem experiência na área, mas que o curso lhe abriu novas oportunidades. “Nunca me senti tão requisitada. Meu currículo nunca foi tão valorizado na minha cidade como está sendo aqui. Estou maravilhada com tudo e sei que Deus vai me dar mais ainda”, afirmou emocionada.
Fernanda Almeida e Ronaldo de Souza Moriel também concluíram o curso de garçom/garçonete e fizeram questão de agradeceram aos professores. “A cada dia a gente tem que melhorar ainda mais nosso currículo para o mercado de trabalho”, acrescentou Ronaldo.
Os cursos foram ministrados por Otávio Marques, Elias Diniz e Danielle Jesus, com o auxílio de Mikaela Gualter Fernandes.
Redação: Assessoria de Imprensa