SSP participa de solenidade ao 91° aniversário do dia da Juventude Constitucionalista de 1932

Evento contou com a inauguração da placa em homenagem a 14 heróis do 8° Batalhão de Caçadores que foram tombados na Revolução de 1932

O Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, participou na manhã desta terça-feira (23) da solenidade alusiva ao 91° aniversário do dia da Juventude Constitucionalista de 1932 – MMDC em frente ao Obelisco Mausoléu, no Ibirapuera. Durante o evento, SSP destacou a importância da data e a atuação dos estudantes que morreram em nome da revolução.
“É um ato simples, realizado todos os anos e que conserva a memória dos verdadeiros heróis que tombaram pela democracia, pela busca da legalidade. Esses heróis, eternizados na sigla MMDC, inspiraram tantas gerações e continuam inspirando homens e mulheres que diariamente saem de casa sem saber se vão voltar. Esse é o grande desafio do profissional da Segurança Pública no Estado que tem, acima de tudo, o apoio da população, assim como ocorreu em 1932”, discursou o secretário Derrite.
O comandante-geral da PM, Coronel Cássio, também participou da solenidade e enfatizou a mensagem sobre a data. “A revolução de 32 fala sobre a busca pela legalidade e ela continua”, destacou.
MMDC são as iniciais dos nomes dos estudantes Cláudio Bueno Miragaia, Mário Martins de Almeida, Dráusio Marcondes de Sousa e Américo Camargo de Andrade, que foram mortos na noite de 23 de maio na praça do Patriarca, no centro da capital, durante manifestação popular sobre a reconstitucionalização brasileira e autonomia paulista.
“Nunca na história da humanidade um povo se levantaria em armas para bradar por uma constituição. Os restos mortais desses 4 heróis, mártires desse movimento legalista e democrático, repousou neste solo santo do Obelisco do Ibirapuera. Essa frase aqui imortalizada expressa exatamente o sentimento do povo paulista e brasileiro: viveram pouco, para morrer bem. Morreram jovens para viver sempre”, disse Carlos Romagnoli, Presidente da Sociedade Veterana de 32.
Dentre suas diversas funções, o MMDC realizou um intenso trabalho de organização de batalhões voluntários que chegaram a aliciar cerca de 150 mil homens. Além disso, forneceu aos soldados munições, suprimentos e agasalhos.
Homenagem do 8°BPM/I aos heróis da Revolução de 32
A solenidade também contou com a inauguração da placa comemorativa do 8° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) em homenagem aos 14 heróis do então 8º Batalhão de Caçadores Paulista, que foram tombados no setor sul da Revolução Constitucionalista de 1932.
“Em um momento memorável e histórico, nós honramos os 14 do 8° Batalhão de Caçadores, que lá na região de Itapetininga doaram o sangue na morte, mas buscando a vida. E essa vida nós celebramos hoje com muita honra e alegria”, disse o Tenente Coronel Paulo, comandante do 8° BPMI.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.