SAAE Barretos incentiva população a se-pa-rar o papel e papelão do lixo comum

Mas, nem todo papel e papelão podem ser reciclados.

A campanha “Cidade Limpa, Cidade Superconsciente” do SAAE Barretos continua, e nesta semana o foco é incentivar a separação de papel e papelão que podem ser reciclados. A ação “SE-PA-RE!” segue incentivando a população a separar corretamente seu lixo reciclável e contribuir para tornar Barretos uma cidade mais limpa e consciente.

Podem ser reciclados jornais, revistas, papel sulfite, caixinhas de remédios, envelopes e embalagens longa vida (sucos e leite). Mas, nem todos os materiais podem ser reciclados. Papel higiênico e papel toalha não podem ser reciclados porque estão contaminados com substâncias como sujeira, gordura e bactérias. Além desses materiais, há outros que também não podem ser reciclados, como papel plastificado que é utilizado em embalagens de comida rápida e de congelados. Esses papéis têm uma camada de plástico que não pode ser separada do papel, o que impede o processo de reciclagem.

O SAAE Barretos reforça que todo o material descartado pelos moradores é levado para a Usina de Triagem, onde é feita a separação dos recicláveis. O que pode ser reciclado é vendido e o dinheiro das vendas é abatido no repasse que a prefeitura faz mensalmente para a empresa terceirizada que presta esse serviço para o município.

O papel e papelão têm a vantagem de se decompor rapidamente na natureza. Em comparação com outros materiais, o papel leva de três a seis meses para se decompor, enquanto o papelão leva cerca de dois anos. Além de contribuir para o meio ambiente, a reciclagem de papel e papelão gera renda e empregos para muitas pessoas. Por isso, é importante que todos façam a sua parte e separem corretamente o lixo reciclável.

O calendário de coleta seletiva em cada bairro da cidade está disponível no site do SAAE Barretos (www.saaeb.com.br/coleta-de-residuos) para que a população possa se programar e separar corretamente seu lixo reciclável. A participação de todos é fundamental para o sucesso da campanha “Cidade Limpa, Cidade Superconsciente” e para tornar Barretos uma cidade cada vez mais limpa e consciente.

Marcelo Borges, superintendente do SAAEB, ressalta a importância da continuidade da campanha. “Precisamos incentivar a população a separar corretamente seu lixo e entregar ao caminhão da coleta seletiva o que pode ser reciclado. Além de contribuir para o meio ambiente, estamos gerando renda e empregos para muitas pessoas. É uma ação que só traz benefícios para a cidade e para todos os seus habitantes”, diz.

Legenda das fotos: Personagens do Esquadrão Ambiental em meio a papel e papelão que são recicláveis

SAAE Barretos – 15 de maio de 2023
Assessoria de Imprensa
www.saaeb.com.br

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.