Polícia prende quadrilha que oferecia “ajuda espiritual” para dar golpes em idosos na zona leste
Uma das vítimas chegou a perder mais de R$ 12 mil para falso líder espiritual
Policiais civis prenderam, nesta quinta-feira (11), na zona leste da capital, três homens e uma mulher suspeitos de dar golpes em idosos.
As prisões foram fruto do trabalho investigativo da polícia, que durante um mês monitorou uma quadrilha que oferecia falsa “ajuda espiritual” para tirar dinheiro das vítimas, a maioria idosos – um deles chegou a perder mais de R$ 12 mil.
Os criminosos atuavam na região da Penha e agiam sempre da mesma forma: abordavam um idoso na rua, começavam a conversar e, quando ganhavam confiança da vítima, ofereciam uma ajuda espiritual com um falso líder para resolver um problema de saúde.
Um dos integrantes do bando esperava dentro do carro, com vestes religiosas, para dar o suposto tratamento. A vítima era orientada a entregar o cartão bancário para ser “abençoado”. O cartão era colocado em um envelope ou embrulho de papel, e a pessoa era orientada a abri-lo somente quando chegasse em casa – momento em que ela descobria que o embrulho tinha apenas um pedaço de papel.
Com o cartão das vítimas, a quadrilha fazia vários saques e transações bancárias.
Após o trabalho de investigação, os policiais identificaram os envolvidos e o carro utilizado nos golpes, que foi abordado na rua Evans.
Os quatro suspeitos estavam no veículo. Eles foram levados ao 64ºDP, onde foram ouvidos e explicaram a participação de cada um nos golpes.
Indiciados por estelionato e formação de organização criminosa, eles permaneceram presos, sem direito a fiança.