Profissionais da educação participam de encontro formativo sobre primeiros socorros
Primeira etapa do treinamento, para 120 pessoas, foi realizada no último sábado, dia 29 de abril.
Foi realizado no último sábado, dia 29 de abril, o primeiro de dois encontros formativos para a capacitação de profissionais da Rede Municipal de Ensino em noções de primeiros socorros e atendimento a situações de risco. O treinamento foi ministrado por Bombeiros Civis Municipais e contou com a presença dos secretários de Educação, Jéssica Maria dos Santos, e de Defesa Civil, José Eduardo dos Santos Júnior, o Eduardo do Mercado. Ao todo, 120 pessoas participaram da formação no auditório da Escola Municipal Sagrados Corações.
Segundo o bombeiro civil Ricardo Maia, os encontros terão conteúdos teóricos e demonstrações práticas de situações que requeiram primeiros socorros. “Neste primeiro momento tratamos de episódios como desmaios, convulsões, queimaduras, luxações, entorses, fraturas e hemorragias. O treinamento foi concebido com foco em fatos que podem ocorrer em ambiente escolar e demandam certo conhecimento dos profissionais da educação”, contou. O próximo encontro é sábado, dia 6.
A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, explicou que cada unidade escolar enviou dois representantes considerando os períodos de atendimento. Ela também ressaltou que demais setores da SME, como transporte, alimentação escolar e segmentos pedagógicos e administrativos também foram incluídos na capacitação e que, atualmente, os profissionais Cuidadores e Auxiliares de Cuidados Diários (ACDs) que atuam na Educação Inclusiva também possuem módulo relacionado a primeiros socorros no seu escopo de formação.
José Eduardo dos Santos Júnior, secretário de Defesa Civil, destacou a importância da capacitação para a segurança no ambiente escolar. “Com este treinamento estamos aumentando ainda mais a segurança no ambiente escolar, tendo em vista que os profissionais terão um conhecimento básico de como agir diante de diversas situações”, comentou.
Ações locais
De acordo com as secretarias envolvidas, a partir do mês de maio ocorrerão encontros sobre primeiros socorros em todas as Unidades Escolares. “As pessoas que estão sendo capacitadas por nós durante esses dois encontros é que nos auxiliarão nas unidade escolares”, completou o bombeiro.
Jéssica reforça que essas ações vão ao encontro das diretrizes da Lei Lucas (nº 13.722 de 04 de outubro de 2018) que dispõe sobre a obrigatoriedade da capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino da educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Assimp-304-2023
Redação: Rinaldo Filho