Profissionais da Educação participam de formação sobre as “Competências Gerais do Diretor Escolar”
Barretos levou 50 gestores e supervisores para abertura do ciclo de seminários que ocorreu na terça-feira, 25, na USP Ribeirão.
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, levou um grupo de 50 gestores e supervisores de ensino para a abertura do Ciclo de Seminários “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar”, na terça-feira, 25 de abril, realizado na USP Ribeirão, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime).
Segundo a Supervisora Geral do Centro de Formação do Profissional da Educação (Ceforpe), Ana Carolina Spindola, os seminários, palestras e atividades têm por objetivo colocar em prática as dez competências gerais do diretor escolar conforme parecer aprovado pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação sobre a Base Nacional Comum Curricular das Competências do Diretor Escolar (Parecer CNE/CP Nº 04/2021). “A formação abordará em um de seus módulos o preparo para resolução de conflitos e cultura de paz nas escolas, um assunto que está cada vez mais em pauta. Também destaco que o grande número de diretores escolares de Barretos participando do ciclo mostra o empenho dos profissionais da Educação na busca por mais capacitação”, afirmou.
Ao longo da realização do ciclo de seminários, que segue até o dia 10 de agosto, serão abordados temas como liderança transformacional; o papel do diretor na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem; a gestão escolar e seu compromisso com a BNCC; o compromisso com a formação continuada da equipe escolar; a cultura de trabalhar com base em evidências e pesquisas na construção de políticas públicas de educação; a profissionalização da gestão escolar; soluções inovadoras e criativas na gestão escolar; a importância do trabalho colaborativo na gestão escolar; o papel da gestão escolar no desenvolvimento humano e as novas competências para viver num cenário disruptivo.
“Investir na formação dos profissionais da Educação é certamente uma medida fundamental para a construção de Educação de qualidade e a figura do gestor escolar é essencial para a construção de escolas emancipadoras, inclusivas e para todos. É uma satisfação fortalecer ações como essa. Formação de qualidade com referências na área educacional. Para nossos profissionais sempre estaremos em busca das melhores parcerias”, destaca a secretária municipal de Educação Jéssica Maria dos Santos.
Assimp-297-2023
Redação: Rinaldo Filho
Foto: Divulgação