Serviço de teleconsulta completa 1 ano com 18 mil atendimentos

Telessaúde, que utiliza o WhatsApp para atender a população, é avaliado com nível de excelência

Criado para orientações sobre os sintomas da Covid-19, o Programa Telessaúde se tornou, em abril de 2022, mais uma ferramenta na Rede Pública de Atenção Básica à Saúde de Barretos e completa seu primeiro ano de atividades contabilizando 18 mil atendimentos.

Com a regulamentação da teleconsulta, o serviço foi ampliado e se tornou uma Unidade Básica de Saúde Virtual com uma equipe multidisciplinar formada por atendentes, enfermeiros e médicos, que atendem exclusivamente por meio do WhatsApp.

O coordenador do serviço, Dr. Firás Droubi, explica a importância da ferramenta. “Temos mais um canal de atendimento à população, que nos permite fortalecer a atenção primária, facilitar o acesso e diminuir a fila nas outras unidades, como as UBSs, UPA e Santa Casa”.

A ampliação do serviço é vista, ainda, como uma ação preventiva, pois a facilidade do atendimento permite que a população receba todas as orientações necessárias de forma rápida, sem a necessidade de deslocamento e espera para uma consulta em uma unidade de saúde.

A prefeita Paula Lemos também destaca a relevância do serviço. “Nós começamos o Telessaúde no nosso município diante dos desafios impostos pela pandemia. A partir disso, vimos que o serviço traria muitos benefícios para os barretenses e, felizmente, chegamos há um ano do programa fazendo a diferença a cada dia para a nossa população”, enfatiza a prefeita.

No Telessaúde, o médico pode fazer desde uma orientação até uma consulta, com renovação e emissão de receita. Nos casos em que o paciente necessita passar por um especialista, ele é direcionado de maneira correta, aumentando a resolutividade no Sistema Único de Saúde e promovendo mais qualidade de vida à população.

*Nível de excelência*

Segundo Dr. Firás, o índice de satisfação dos usuários é superior a 80%, em um monitoramento que classifica o serviço com patamar de excelência. “Pelo menos três em cada quatro casos que atendemos são resolvidos pelo próprio Telessaúde. Além disso, fornecemos encaminhamentos. Igual a este serviço, não conheço nenhum outro no Brasil”, ressalta.

Em 2023, já foram mais de 5 mil atendimentos, prestados a mais de 3.500 pacientes. Dr. Firás analisa como mais um sinal de aprovação do serviço pela população, pois os números demonstram que os pacientes que utilizam o Telessaúde uma vez voltam a procurá-lo quando têm uma nova necessidade.

Realizado por meio de uma parceria com o Hospital de Amor, o serviço permite que os pacientes façam suas consultas no conforto de sua residência, sem gastar com deslocamento, diminuindo os casos de desistências, recorrentes no atendimento presencial. “Pelo Telessaúde, é possível tirar dúvidas do paciente e, até mesmo, resolver uma situação que com o tempo poderia se tornar mais grave. Ele também impacta na rotina das pessoas, pois elas não precisam, por exemplo, perder um dia de trabalho para ir ao médico”, pontua Dr. Firás.

Outra contribuição está em agilizar atendimentos quando a procura espontânea em uma Unidade Básica de Saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está acima da média. Ao lado da UPA, está instalado um ônibus da saúde, que funciona como consultório e, quando a procura está grande na unidade, pacientes triados como prioridade azul ou verde podem usar aquele espaço para entrar em contato com o Telessaúde. “Assim o serviço ajuda a reduzir o tempo de espera na UPA, que pode então concentrar seus esforços principalmente nas prioridades amarelas e vermelhas, as quais são os casos mais graves e que requerem atendimento presencial rapidamente”, observa o coordenador.

A médica Bruna Novaes, que atua no Telessaúde, relata que no dia a dia atende pacientes em diversas situações. “Nós fazemos videochamadas com pessoas que estão no trabalho, tem quem está dentro do carro, estaciona e faz a consulta e muitas vezes pacientes da zona rural, que estão lá em Alberto Moreira, por exemplo, e conseguimos auxiliar por aqui. É muito gratificante perceber que estamos contribuindo com essas pessoas”, conta.

O coordenador do serviço explica, ainda, que o Telessaúde é bastante procurado por pessoas que precisam renovar receita médica e para pedidos de exames. “Orientamos pessoas que têm diabetes, hipertensão, infecção urinária, quem tem sintomas gripais. O problema que a pessoa relatar, a equipe estará aqui para ajudar a solucionar”, diz.

Dr. Firás explica que os profissionais seguem também todos os protocolos para classificar os casos suspeitos de dengue, orientando o paciente a fazer notificação e a tomar as medidas necessárias levando em conta os tipos de sintomas que tem. “Além disso, contribuímos inclusive com o planejamento familiar, tendo atendido e realizado o encaminhamento de homens que procuram cirurgia de vasectomia”, diz. Ele menciona que, buscando preservar vidas, quando se faz necessário, a equipe também presta suporte a pacientes com ideia suicida.

*De bebês a pessoas idosas e consulta em família*

Erika Cruzeiro Fernandes, enfermeira coordenadora do Telessaúde, conta que a maioria dos pacientes que utiliza o serviço tem entre 20 e 60 anos. “Mas já atendemos desde mãe pedindo orientação para recém-nascido até paciente de 90 anos, que o familiar fez a chamada e o próprio paciente conversou com o médico na consulta”, disse.

Erika e Dr. Firás explicam que o Telessaúde possibilita até que um familiar que esteja em outro bairro ou em outra cidade participe na mesma ligação durante a consulta de uma pessoa idosa, por exemplo. “O familiar vai poder fazer perguntas e, dependendo da situação, até colaborar para lembrar as orientações do médico, as quais em alguns casos a pessoa não memorizaria sozinha”, explica.

*Como usar o serviço*

Para acessar o Telessaúde, basta estar em Barretos, mandar mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número do serviço – (17) 3612- 0003, estar de acordo com os termos de proteção de dados utilizados e, após o contato inicial com um funcionário administrativo, prosseguir o atendimento por chamada de vídeo.

Em determinadas situações, o paciente será direcionado para orientação por enfermeiros. Sempre que necessário será atendido pelos médicos do serviço; eventualmente com a participação de estudantes do 5º ano de medicina, sob supervisão do médico ou médica do Telessaúde, que também participará da consulta por videochamada.

O serviço, fornecido pela Prefeitura, é gratuito para a população e para outras pessoas que estejam em Barretos.

*Assimp-269-2023*
*Redação: Everton Sylvestre*
*Fotos: Nivaldo Jr.*

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