Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado com filme 

 

Foi com a exibição especial da animação Valente, que a prefeitura da Estância Turística de Barretos celebrou nesta terça-feira, 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down com alunos da Rede Municipal de Ensino, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Grupo Nossas Estrelas, pais e profissionais da educação, no Centro Cultural Osório Falleiros da Rocha, o Cine Barretos. O filme conta a história da princesa Mérida que precisou superar diversas adversidades para transformar o ambiente no qual ela estava inserida.
A prefeita Paula Lemos falou sobre a importância de se celebrar a data. “Em 2013, quando me tornei vereadora, um dos meus primeiros projetos foi o da Semana da Conscientização da Síndrome de Down. Queremos realmente uma sociedade inclusiva e hoje, completando quase 10 anos do projeto de lei, a gente fez questão de vir ao Cine Barretos, que nós reinauguramos, e trazê-los para uma sessão de cinema”, afirmou.
A chefe do executivo também destacou a implantação, no início deste mês, do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) que faz parte do Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado de São Paulo, que funciona junto ao Poupatempo. “É um programa específico para inclusão. Estaremos juntos das empresas, pois não e só colocar a pessoa com deficiência no trabalho, o diferencial desse programa é acompanhar os seis primeiros meses de trabalho”, salientou.
Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos agradeceu a presença da prefeita e de todos os pais, alunos e profissionais. “Que este seja apenas um de muitos eventos que ainda teremos durante este ano para celebrar esse movimento tão importante para a nossa cidade que é a Semana de Conscientização da Síndrome de Down. O nosso movimento de inclusão nunca para, pois incluir é amar e todos nós estamos dispostos a amar cada dia mais”, comentou.
A Rede Municipal de Ensino de Barretos possui 29 alunos com Síndrome de Down com idades entre 01 e 19 anos, todos com cuidadores capacitados. Mãe da Maria Luiza, prestes a completar dois anos, Carolina Soares Motta falou que a inclusão na escola está sendo importante para o desenvolvimento da filha. “Estou achando interessante, porque ela está se desenvolvendo e interagindo com as outras crianças”, contou. Feliz com a celebração do dia, Carolina disparou: “A síndrome de Down nada mais é que o cromossomo do amor”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.