Prefeitura leva serviços ao bairro Alto Sumaré, em mais um evento do Mês das Mulheres

Ação comunitária realizada no Polo do CRAS 2 promoveu orientações e informações referentes aos direitos e fortalecimento das mulheres, saúde, esporte e informativos sobre oportunidades para a juventude.

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, com apoio das pastas da Saúde e de Esporte e Lazer, levou uma série de ações ao Polo do CRAS 2, no bairro Alto Sumaré, na manhã desta sexta-feira, dia 10.
Adriana dos Santos, gerente da proteção básica da Assistência, ressaltou que a pasta vem planejando cada vez mais ações como essa nos bairros. “O objetivo é levar as ações para perto da população e ir desenvolvendo em diferentes bairros. Os serviços já existem e nós estamos buscando levar até os territórios para que mais pessoas passem a conhecer e usufruir desses serviços”,reforçou. Ela observou que a próxima ação comunitária será na região do CRAS 4, no Bairro Ibirapuera, no próximo dia 22, na sede do Instituto O Amor.
Integrando a programação “Mulheres em Pauta”, especial neste mês, a ação teve ênfase em orientações e informações referentes aos direitos e fortalecimento das mulheres. A psicóloga Fernanda Andrade Nogueira, que coordena o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, pediu à população: “Menos julgamento e mais acolhimento”. Ela orientou às pessoas a se colocarem à disposição de mulheres que estejam em situação de violência, a dizerem ‘quando você quiser, eu sei um lugar que pode te acolher’.
“Vou ficar muito feliz se vocês conseguirem ser essa mulher que levanta outras mulheres e que leva para conhecer o nosso trabalho”, afirmou Fernanda. Ela lembrou que o CRAM tem também atendimento por WhatsApp, para a mulher entrar em contato se estiver em uma situação em que não pode ser ouvida em uma ligação. “E estamos lá na Rua 30, sendo que homem não entram no CRAM. Se tiver com o agressor, estiver com medo, lá no Complexo Administrativo tem vários serviços. Enquanto o marido espera do lado de fora do prédio, será acolhida com muito respeito e muita dignidade”, enfatizou a psicóloga.
Cecília Assis, do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, ressaltou a importância de se falar sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. “Temos que falar sobre HIV, sífilis, hepatite e outras ISTs. Trouxemos aqui preservativos femininos e masculinos. Levem, utilizem. Muitas aqui já têm filhos e netos adultos e adolescentes, então levem também para casa os folhetos explicativos sobre as ISTs”, ressaltou. Cecília recomendou que as pessoas que têm vida sexual ativa procurem periodicamente uma unidade de saúde para realizar testagem para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A equipe da Casa da Juventude também esteve presente e ofereceu dicas sobre oportunidades de cursos para os jovens; a equipe do Cadastro Único levou orientações à comunidade sobre benefícios e realizou agendamentos.
 
Parceiros e comunidade
Wanderson Roberto Mendonça, enfermeiro e professor do Senac, comentou sobre as ações desenvolvidas. “Hoje foi mais um dia das ações que a gente vem desenvolvendo com a Prefeitura, desta vez em especial para as mulheres. Com os nossos alunos, realizamos aferimento de pressão e demos dicas de higiene e autocuidado”, afirmou.
Iris Plácido de Carvalho, visitadora do programa Criança Feliz, também participou das ações. “Estivemos aqui em parceria com o CRAS e com o CRAM para incentivar mulheres em situação de vulnerabilidade a procurar atendimento. Por meio da Secretaria, foram proporcionadas ações para o físico e para a mente”, resumiu.
A partir das ações de hoje, Silvana Cristina Silva encontrou novos estímulos para o autocuidado. Ela contou que desde que teve um problema de saúde e parou de trabalhar, esta foi a primeira vez que fez a sobrancelha. “Já faço minhas unhas, agora vou encontrar alguém para cuidar sempre das minhas sobrancelhas também”, reforçou. Depois de ir ao CRAS recentemente e ser convidada para o evento desta sexta-feira, ela aproveitou as ações ao lado de sua mãe, Leila dos Santos.
A pensionista Ilda José Ramos, 69, que participa de atividades de fortalecimento de vínculo no CRAS 2, acompanhou as diversas ações. “A gente precisa disso. Só temos a agradecer à equipe que se dedicou”, observou.
Seis filhos, 18 netos, 19 bisnetos: os números da família de Célia Reis de Oliveira, 70 anos, foram destaque no evento desta sexta-feira. Ela aproveitou para fazer alongamentos e contou que está participando de outros dias da proposta “Mulheres em Pauta”. “No domingo, no Recinto, vi música, teatro. Gostei muito da programação”, ressaltou.
A estudante Lívia Paula, 21, aprovou as atividades. Ela foi para o dia de ações com seus dois filhos pequenos e com sua mãe, Marli Santos, de 47 anos. “Teve pintura facial para as crianças, maquiagem para as mulheres, elas também tiraram sobrancelha”, enumera Lívia. “Muito importante também a conscientização sobre AIDS e sífilis”, destacou.
 
Programação continua
Até o próximo dia 31, as ações em celebração ao Dia Internacional da Mulheres continuam sendo realizadas pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos:
Dia 15 – quarta-feira
Ação voltada para funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde
Dia da beleza e palestra com a psicóloga Juliana Gonçalves sobre empoderamento
Horário: 8h
Dia 17 – sexta-feira
Roda de Conversa – CRAS 1 em parceria com a Casa Assistencial e CRAM
Horário: 15h
Local: Casa Assistencial Trabalhadores da Última Hora (Rua Antônio Inácio Ribeiro, nº. 321 – Bairro Santa Cecília).
Atividade Famílias atendidas pelo CRAS
Dia 22 – quarta-feira
Ação comunitária: CRAS 4, Programa Criança Feliz, Cadúnico, CCIs Fepasa e Universitário, CRAM, Instituto O Amor e demais parceiros.
Horário: das 8h30 às 11h
Local: Sede do Instituto O Amor
Aberto ao público; voltado em especial para famílias atendidas nas unidades.
Dia 24 – sexta-feira
Palestra: “Direitos da Mulher”
Palestrante: Arany L” Apiccirella, advogada e Presidente da OAB Barretos
Horário: 9h
Local: CCI Universitário
Em especial para famílias atendidas na unidade.
Dia 31 – sexta-feira
Palestra: “Direitos da Mulher”
Palestrante: Fernanda Nogueira, coordenadora do CRAM
Horário: 14h
Local: CRAS III
Em especial para famílias atendidas na unidade.
Assimp-155-2023
Redação: Everton Sylvestre
Fotos: Nivaldo Jr.
 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.