Barretos ganha Polo de Empregabilidade Inclusiva; cidade tem 11 mil pessoas com deficiência em idade produtiva
Unidade barretense é a 20ª do Estado e atende junto ao Poupatempo
Caminhando para tornar-se cada vez mais inclusiva, a Estância Turística de Barretos ganhou na tarde desta segunda-feira, 06 de março, um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) que faz parte do Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa, realizada por meio das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo a promoção da inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência, bem como o apoio às empresas na busca por estes profissionais.
Na cerimônia de inauguração, realizada no Auditório da Prefeitura, a prefeita Paula Lemos relembrou o lançamento, em agosto de 2022, do “Programa Incluir, voltado à empregabilidade inclusiva, e destacou as políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão. “Ainda este mês, vamos assinar a PPP de Cidade Inteligente, mas desde o ano passado a gente tem lutado por essa parceria para uma cidade acessível, afinal de contas ser inteligente é ser acessível. Este ano estamos conseguindo concluir vários destes projetos: recebemos recentemente uma van, totalmente acessível, que está sendo usada no Leva e Traz, onde temos uma grande quantidade de pessoas com deficiência atendidas; nós também estivemos recentemente transitando por uma das calçadas acessíveis, entre o Centro de Reabilitação e a UPA, e temos mais duas que estão sendo concluídas, na UBS do Barretos II e na UBS do Marília, e a Ata de Reforma das escolas, onde além do telhado e das demandas tão importantes relacionadas a infraestrutura, nós também estamos batalhando para tornar nossas escolas mais acessíveis”, pontuou.
A Secretária Executiva de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto, que participou do evento, falou da importância de oportunizar empregos para as pessoas com deficiência. “A gente sabe que quem tem uma deficiência acaba tendo um custo de vida maior e, normalmente a família acaba abrindo mão de um dos familiares para ajudar essa pessoa. Ao ofertar o emprego, primeiro você garante uma renda pra essa família, que é importantíssimo, e segundo, você também está oportunizando para que essa pessoa com deficiência deixe de ser olhada com aquele olhar de assistencialismo e que ela mostre a sua potencialidade e a sua funcionalidade para o trabalho. O programa PEI é fundamental pra que isso aconteça”, explicou.
Ela ainda destacou a continuidade do acompanhamento do empregado, mesmo após a sua inserção no mercado de trabalho. “Isso é o que agente chama de emprego apoiado. Temos uma taxa de sucesso de 90% das pessoas que são empregadas pelo PEI e que permanecem no trabalho. É um programa incrível. A cidade de Barretos e a região ganham muito com inclusão, dignidade e acesso para as pessoas com deficiência”, completou.
De acordo com a estimativa do Censo 2021, a população de pessoas com deficiência em Barretos era de 11.798 habitantes. Deste total, 5.893 estariam em idade produtiva. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2020, somente 338 estavam empregadas. “Temos cerca de 11 mil pessoas com deficiência em idade produtiva em Barretos e apenas 10% delas está no mercado de trabalho. Estamos aqui para que possamos ampliar essa oportunidade e fazer a ponte entre essas pessoas com deficiência e as empresas nesse processo”, comentou a gestora do programa, Fernanda Simidamore.
A unidade da Estância Turística de Barretos é a 20ª PEI no Estado e foi implantada junto ao Poupatempo, localizado no North Shopping Barretos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelos telefones (11) 3241-7078 e (11)97668-1574 e pelo e-mail pei.barretos@itsbrasil.org.br.
Também participaram da cerimônia a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Maria Adélia Espinha de Lima Bueno; a Diretora Regional de Desenvolvimento Econômico do Estado, neste ato, representando Secretário de Estado Jorge Lima, Natália Rick; coordenadora da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Rosângela Alves Dias Marçal; o Coordenador de Acessibilidade de Bebedouro/SP, Leandro Laurindo das Neves; e o vereador Fabrício Lemos.