Paulistão define classificados e equipes rebaixadas a Série A2
Chegou ao final a primeira fase do Paulistão Sicredi. Na tarde deste domingo (5), foi disputada de forma praticamente completa, a 12ª rodada. Os maiores destaques ficaram para às classificações do Ituano e Botafogo. Por outro lado, São Bento e Ferroviária acabaram rebaixad0s, enquanto a Portuguesa se salvou.
Jogando em casa, no Estádio Novelli Júnior, o Ituano que chegou na última rodada até com riscos de ser rebaixado, venceu o Santos por 3 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final, ficando na segunda colocação do Grupo C com 12 pontos. Já o time praiano, será o único grande de fora do mata-mata, pois ficou em terceiro do Grupo A com 14 pontos, perdendo para o Botafogo nos critérios de desempate.
O Botafogo, por sua vez, até foi derrotado para o São Paulo, por 3 a 1, em casa, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, mas acabou favorecido com a derrota do Santos e ficou com a segunda vaga do Grupo A nas quartas de final. Já o time do Morumbi, que entrou em campo classificado, terminou na liderança do Grupo B com 23 pontos.
No outro lado da tabela, São Bento e Ferroviária acabaram rebaixados para o Paulista A2 Kia de 2024. Isso porque, a Portuguesa venceu o Mirassol, de virada, por 2 a 1, em pleno Estádio José Maria de Campos Maia e se salvou, chegando aos dez pontos ganhos.
Como o São Bento perdeu para o Red Bull Bragantino, por 3 a 0, em Sorocaba, ficou atrás no rival nos critérios de desempate e acabou rebaixado. Já a Ferroviária, que dependia só de si para se salvar, apenas empatou com a Inter de Limeira e ficou na última colocação geral com nove pontos.
Por fim, também foi definido o líder geral desta primeira fase do estadual: Palmeiras. Apesar de ter empatado sem gols com o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o time da capital contou com uma derrota por 1 a 0 do São Bernardo para o Água Santa, para ficar na liderança geral e do Grupo D. O Palmeiras fechou com 28 pontos e o rival 26.