5ª edição do Festival da Cia de Dança Desiderata ICDH acontece no dia 4 de março no Teatro Municipal
Com o tema HERITAGE, o espetáculo em Bebedouro homenageia o legado da raça negra.
A CIA DE DANÇA DESIDERATA – ICDH apresenta, no próximo dia 4 de março, no Teatro Municipal de Bebedouro, seu tradicional festival que, neste 2023, completa cinco anos de realização. O tema escolhido para a apresentação é “HERITAGE”, que significa herança, legado e orgulho pela raça negra.
O coreógrafo e diretor artístico da Companhia, Anderson Luiz, após várias pesquisas realizadas junto a coordenadora Lucimara Lopes, conta que a temática do espetáculo se propõe a “relatar o orgulho pela ancestralidade africana e toda influência cultural trazida pelos povos negros ao Brasil, mostrando desde o momento em que foram arrancados dos seus países de origem, a realidade dos navios negreiros e os desafios encontrados até os dias atuais”, explica.
A Cia de Dança Desiderata é uma realização do ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano e tem como objetivo principal proporcionar o acesso real à cultura, por meio da dança, para crianças que usualmente não tem a oportunidade desse acesso. A companhia atua hoje em quatro pontos distribuídos pela cidade de Bebedouro, preferencialmente nos bairros mais periféricos, levando aulas de dança para cerca de 100 crianças, adolescentes, jovens e adultos com idades a partir de quatro anos.
O espetáculo anual da Cia Desiderata é aguardado com ansiedade por essas crianças, pois se traduz numa oportunidade de elas mostrarem o trabalho realizado nas aulas a toda a comunidade, inclusive aos familiares. Os ingressos são distribuídos gratuitamente (doação de 1 produto de limpeza), uma forma de levar ao Teatro Municipal “Maurício Alves de Oliveira Júnior” um público que não tem o hábito de frequentá-lo.
A pesquisa do coreógrafo Anderson Luis, que resultou na abordagem do tema “HERITAGE”, traz uma reflexão sobre como o Brasil tem tratado a população de pele escura. Anderson conta que “os chicotes e açoites nos fizeram mais fortes e a cada sangramento nos trouxeram um momento com nossos deuses. Sabemos o quanto as mulheres negras passaram por experiencias aparentemente devastadoras, experiencias que poderiam derrubá-las, mas se reinventaram e metamorfosearam como borboletas”, diz ele.
Revelando suas inspirações, Anderson faz um paralelo com sua própria história e com a história de boa parte das crianças participantes da Desiderata. “Minha herança, são meus pertencimentos, minha ancestralidade ainda que subjugada, mas em mim sobrevivente, por minha consciência negra, que me fez resiliente. Hoje acredito que o privilégio de uma vida é ser quem é verdadeiramente sem restrições ou limites, passei muito tempo me privando disso, me desculpando por minha idade, minha cor, minha falta de beleza clássica, e esse espetáculo fala não só do meu reencontro com minha raiz, mas com os reconhecimentos dos bailarinxs que dele participam, fortalecendo-os como cidadãos conscientes de sua importância”, conclui.
Serviço:
O que: 5º Festival da Cia de Dança Desiderata ICDH
Quando: dia 4 de março de 2023
Horas: 19:30
Onde: Teatro Municipal “Maurício Alves de Oliveira Júnior”
Endereço: R. São João, 406 – Centro, Bebedouro – SP, 14700-010
Entrada gratuita (doação de 1 produto de limpeza), retirar o ingresso até dia 03, na com a Equipe da Cia de Dança.
Fotos: Divulgação
Cartaz do espetáculo
Alguns trechos de ensaios do espetáculo, feitos na nova sala de dança da Companhia.