Prefeitura concede 8,71% de reajuste aos servidores, e aumento real é o maior desde 2017
Presidente do sindicato da categoria reconhece empenho da Administração na negociação
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos e o Sindicato dos Servidores Municipais definiram na noite de quinta-feira, dia 16, o acordo salarial que irá conceder 8,71% de reajuste nos salários dos funcionários públicos, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que no acumulado dos últimos 12 meses ficou em 5,71%.
Na reunião com a comissão de servidores, definida em assembleia sindical, a Prefeita Paula Lemos, acompanhada dos secretários de Finanças, Fernando Soares, de Negócios Jurídicos, Thyago Abraão e pela secretária de educação Jéssica Maria dos Santos, destacou a importância do diálogo para que todos entendam as análises da Administração na definição do reajuste. “O diálogo é sempre o melhor caminho. O reajuste definido contempla a correção da inflação nos últimos 12 meses e mais 3% de aumento real e é o maior desde 2017. Temos todo o histórico, que nos permite afirmar isso. O que acontecia até então, era apenas a reposição da inflação”, enfatizou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Jailton Rodrigues dos Santos , avaliou o acordo como favorável aos funcionários e afirmou reconhecer o empenho da Administração em chegar ao percentual de 8,71%. “Em nossa primeira reunião com a Prefeita Paula Lemos, apresentamos uma proposta, que nos ficou claro que seria inviável ao entender o cenário atual da Administração. Como contraproposta, nos foi sugerido em reajuste de 8,31%, mas com o empenho da gestão em nos atender da melhor forma, chegamos aos 8,71%, que representa a correção inflacionária e mais 3% de ganho real. A negociação foi muito satisfatória e o percentual de reajuste será aplicado linearmente a todos que integram a categoria”, salientou.
Maior aumento real desde 2017
O reajuste definido ontem, segundo os registros dos últimos dissídios, representa o maior impacto de aumento no salário dos servidores municipais, desde 2017, período em que os reajustes concedidos contemplaram apenas a reposição da inflação.
O Projeto de Lei que determinará o reajuste de 8,71% será encaminhado à Câmara dos Vereadores com a expectativa que entre em votação no próximo dia 27 de fevereiro.