Barretos alcança 350 mil doses de vacina aplicadas contra a Covid-19, mas mais de 50 mil barretenses estão em atraso com as doses de reforço
Secretaria Municipal de Saúde faz alerta e enfatiza a importância da terceira e quarta doses para evitar a forma grave da doença
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou no início desta semana a marca de 350 mil doses aplicadas contra a Covid-19 desde o início da vacinação, conforme atualização do vacinômetro estadual ao término dos trabalhos da segunda-feira, 30 de janeiro. Entretanto, a adesão ao reforço está baixa em relação ao número de pessoas que tomaram a segunda dose: Mais de 50 mil barretenses ainda precisam voltar a uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar doses de reforço.
São mais de 20 mil cidadãos que poderiam ter começado a receber doses de reforço quando fez quatro meses que tomaram a segunda dose (ou da dose única da Janssen), mas ainda não procuraram uma UBS ou USF para tomar a terceira dose e outros mais de 30 mil com mais de 18 anos que receberam a terceira dose, mas até o momento não foram a uma unidade tomar a quarta.
O secretário municipal de Saúde, Mussa Calil Neto, enfatiza que é necessário manter o calendário vacinal atualizado. “Mesmo para quem ainda não tomou nenhuma dose ou que tomou só uma ainda dá tempo de procurar uma unidade para completar o esquema vacinal inicial. Agora, para quem lá atrás já fez certo e depois parou no meio do caminho, a gente lembra que manter a proteção atualizada é muito importante para evitar a forma grave da Covid-19. Então, se já deu o tempo para você, vá a uma unidade para receber a dose de reforço”, ressaltou.
Três anos de Covid-19
Nesta segunda-feira, 30, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, afirmou que a Organização mantém o estado de emergência global para Covid-19, declarado três anos atrás. A OMS considera que a doença está em “fase de transição”, com menos impacto diante da vacinação, mas mantém o alerta em um momento em que a Covid-19 continua provocando mortes no mundo.
Onde se vacinar
As doses de reforço estão disponíveis em todas as UBSs e USFs das 8 às 16h. Determinadas vacinas são aplicadas de forma escalonada por dias da semana.
Para aplicação das doses de reforço, a Pfizer está disponível em todas as UBSs e USFs de segunda, dia 30 de janeiro, a sexta-feira, dia 3 de fevereiro, das 8 às 16h. Também para a segunda dose das pessoas a partir de 12 anos que tenham recebido Pfizer na primeira.
Pfizer e Coronavac poderão ser usadas para aplicação das doses de reforço, conforme estoque de cada UBS ou USF. Devem procurar uma unidade para receber doses de reforço:
– (terceira dose) todos a partir de 12 anos que tenham recebido a segunda dose há 4 meses ou mais;
– (quarta dose) todos a partir de 18 anos que tenham recebido a terceira dose há 4 meses ou mais;
– (quarta dose) pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos, conforme especificação do Ministério da Saúde e comprovação médica;
– (quinta dose) pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos, conforme especificação do Ministério da Saúde e comprovação médica.
Otimização de doses
Com o objetivo de evitar desperdício, levando em conta que depois que um frasco é aberto as doses que sobram precisam ser utilizadas no mesmo dia ou em até 48 horas no caso da AstraZeneca, a Secretaria Municipal de Saúde mantém as seguintes estratégias de escalonamento:
AstraZeneca
As pessoas que receberam na primeira dose a vacina AstraZeneca há 56 dias ou mais e ainda não tomaram a segunda dose: no momento de recebê-la, devem se dirigir à UBS América, UBS Barretos II, USF Pimenta, USF São Francisco ou USF CSU. Essa vacina é aplicada nas unidades desses bairros, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
Coronavac
Todas as crianças de 3 a 11 anos podem receber a primeira dose da Coronavac. Todas as crianças a partir de 3 anos que tomaram a primeira dose da Coronavac há 28 dias ou mais e ainda não receberam a segunda devem tomá-la. Todas as pessoas que já estejam em momento de receber dose adicional podem tomar a Coronavac, aplicada das 8 às 16h, conforme a seguinte escala de bairros por dia da semama:
– Segundas-feiras: USF Spina / UBS Marília;
– Terças-feiras: UBS Barretos 2 / USF CSU / USF Derby Club
– Quartas-feiras: UBS Pimenta / USF Nova Barretos
– Quintas-feiras: USF Christiano Carvalho / USF Los Angeles / USF Ibirapuera
– Sextas-feiras: UBS América / USF São Francisco / USF Cecapinha
– Também está disponível no ARE I (Postão) às quartas-feiras das 8 às 12h.
Pfizer pediátrica
Pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina Pfizer pediátrica há 56 dias ou mais devem entrar em contato com a UBS ou USF mais próxima de sua residência e deixar o nome da criança na lista de próximos vacinados.
Pfizer baby
A aplicação da segunda dose da vacina Pfizer baby para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade que tenham comorbidades (conforme lista de doenças definida pelo Ministério da Saúde), deficiência permanente ou imunossuprimidas é feita no ARE I (Postão) às quartas-feiras, das 8 às 12h. Já podem receber a segunda as crianças que completaram quatro semanas da primeira. O esquema vacinal da Pfizer baby requer, posteriormente, a terceira dose.