De maneira permanente, a prefeitura realiza ações educativas e de prevenção à Dengue, através dos Agentes de Controle de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde, com visitas domiciliares – residências, comércios, canteiros de obras, escolas, dentre outros – em todos os bairros, para orientação, fiscalização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
“A participação da população nas ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti é fundamental. O combate ao mosquito deve ser realizado durante todo o ano, no entanto, agora com o verão e as chuvas volumosas, a atenção deve ser redobrada, pois qualquer recipiente, por menor que seja, pode acumular água, e se tornar um local de proliferação do mosquito. As pessoas devem verificar seus quintais pelo menos uma vez por semana, o que é suficiente para quebrar o ciclo de proliferação do Aedes”, alertou a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira.
A população deve ficar atenta a quaisquer possíveis criadouros em casa, no trabalho e demais locais frequentados. Os cuidados são simples e de conhecimento de todos: Manter a limpeza de calhas, lajes, bebedouros de animais e pratos para vasos de plantas. Manter limpos e tratados ralos internos e externos e piscinas e manter em locais cobertos; pneus, garrafas, brinquedos e latas.
Além de todos esses cuidados, o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica do município, Antonio Donizete Figueira, ressalta que nesta época chuvosa o mato cresce rápido, e é imperativo que os munícipes mantenham os quintais, bem como terrenos vazios, limpos e livres de criadouros. Lembrando que a responsabilidade da limpeza é do proprietário.
Colina registrou no ano de 2022, 164 casos de Dengue, sendo 156 casos autóctones e 08 importados.