Pesquisa aponta queda nos combustíveis em Barretos
No final do ano, ocorreu reajuste dos combustíveis com o fim da desoneração dos combustíveis. Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi feita uma nova Medida Provisória renovando por 60 dias a desoneração dos combustíveis, mantendo os impostos zerados nas bombas.
Até que ocorreu a edição da medida, os preços tiveram aumento nas bombas. Na pesquisa realizada pelo Procon, nos 32 postos da cidade, no dia 4 de janeiro, a gasolina comum apresentou variação de 21,32% com o menor preço a R$ 4,69 e o maior a R$ 5,69. Já a gasolina aditivada apresentou variação de 42,94%, o etanol 18,11% e o diesel 25,47%. E nesta semana, com os postos adquirindo combustíveis já com a MP em vigor, a gasolina comum apresentou variação de 18,79%, gasolina aditivada 18,89%, etanol 17,19% e o diesel S10 – 19,97%.
O chefe do Departamento do Procon Barretos, Delaías Santos Raimundo, afirmou que o órgão faz pesquisas mensais de preços dos combustíveis e devido ao reajuste constatado na pesquisa do dia 4 de janeiro, as equipes fizeram um novo levantamento no último dia 12 de janeiro para verificar os preços. “Nós notamos nesta segunda pesquisa que ocorreu queda nos preços. No combustível o preço é livre de mercado, não tendo tabelamento e o Código de Defesa proíbe o aumento sem justa causa”, afirmou Delaías.