A Diocese de Barretos realizou nesta segunda-feiralllll (22) a exumação dos restos mortais do padre italiano André Bortolameotti [1919 – 2010], como parte de um processo de beatificação no Vaticano.
A retirada dos ossos ocorreu no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, onde o religioso atuou e foi sepultado, e é parte da causa que pode levar o sacerdote a ser considerado venerável pela Igreja Católica, ou seja, com virtudes heróicas atribuídas a ele.
Padre André deixou a Itália rumo ao Brasil em 1967. De maio de 1984 até sua morte, em outubro de 2010, atuou em Barretos, onde deixou admiradores por seu trabalho social e paroquial, além de motivar relatos de graças alcançadas por sua intercessão.
Em 2016, a abertura do processo foi aceita pelo Vaticano, que o declarou servo de Deus.
A cerimônia, com oração e testemunhos de devotos, para retirada do caixão com os ossos, que foi levado para tratamento que deve durar até uma semana em uma sala especial, segundo o padre Tiago Medeiros, perito em exumação.
“Nessa sala são separados ossos, roupa, é tudo colocado para tratamento de conservação, tudo vai ser limpo e tratado”, explica.
Uma missa com a lacração da urna com os restos mortais de padré André será realizada na próxima segunda-feira (29), às 19h30, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.