Câncer de próstata é a segunda causa de mortes de homens
Neste mês de novembro, está em andamento a campanha Novembro Azul, em todo o país, chamando a atenção da população masculina, sobre o câncer de próstata. De acordo com o médico Dr. Roberto Dias Machado, que é médico uro-oncologista e coordenador do departamento de urologia do Hospital de Amor, o câncer de próstata é muito incidente na população masculino e principalmente nos idosos. “Atualmente o câncer de próstata é considerado a segunda causa de óbito de câncer entre homens. A estatística da Sociedade Brasileira de Urologia aponta que a cada seis homens, um deles poderá ter o câncer de próstata durante a sua vida”, afirmou o urologista.
Segundo o médico, os homens a partir dos 50 anos, devem iniciar os exames e buscar atendimento para ser avaliados quanto a sua saúde masculina como um todo e a saúde prostática. Porém, Dr. Roberto Machado, orienta os homens que tem histórico de câncer de próstata na família, homens obesos e da raça negra. “Esses homens tem que ter uma atenção maior, que o risco de câncer de próstata nesses grupos é maior que na população em geral”, afirmou.
O médico orientou a realização dos exames, relatando que nas fases iniciais da doença, o tratamento tem 90% de chances de cura, e em idosos, muitas vezes, não é necessário realizar a cirurgia. “Oriento os homens que se antecipem e se previnam, porque é muito importante que a gente assuma o comando da nossa saúde, não pensar só sobre o câncer de próstata, mas sobre as doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, tentar controlar o peso, evitar o excessos de tabagismo e álcool, e praticar atividades físicas, que isso realmente pode salvar vidas”, orientou o urologista Dr. Roberto.