MP instaura segundo inquérito em virtude de mau cheiro de sebo animal do frigorífico JBS
Foto – Dra. Adriana Nogueira Franco, promotora do Meio Ambiente de Barretos
O Ministério Público de Barretos, através da promotoria do Meio Ambiente, instaurou há dois anos um inquérito para apurar o problema do mau cheiro proveniente da atividade industrial do frigorífico JBS com o processo de extração de sebo animal, que vem incomodando moradores residentes próximos a fábrica, que fica no bairro Industrial do Frigorífico. De acordo com a promotora, Dra. Adriana Nogueira Franco, a empresa cumpriu o primeiro acordo, e instalou um aerocondensador, contudo o cheiro permaneceu sendo emitido, sendo necessário a implantação de um novo equipamento, sendo necessário a implantação de um novo inquérito civil. “Esse é um problema de Barretos, onde temos mais de um frigorifico, que são as graxarias. A gente trabalha em conjunto com a Cetesb que é o órgão que licencia e fiscaliza”, explicou Dra. Adriana.
Em nota, a empresa JBS, afirmou que cumpre a legislação vigente e as obrigações assumidas no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em 2019. “A empresa licenciou e instalou em setembro de 2021, um novo aerocondesador, que já está em funcionamento na unidade”, esclarece a nota.
De acordo com o MP, ontem a CETESB encaminhou uma licença prévia emitida e de instalação do segundo aerocondensador. “Ainda necessita ser emitida a licença de operação deste equipamento”, explicou a promotora Dra. Adriana.