‘Escola de Inovadores’ está com inscrições abertas e oferece 40 vagas em Franca e região

Curso gratuito e on-line da Inova CPS (Centro Paula Souza) ensina empreendedores a transformar ideias inovadoras em empresas; inscrições vão até o dia 10 de setembro

O jovem Felipe Mateus Rodrigues Lepe, de 24 anos, que mora em Ituverava, sempre sonhou em abrir seu próprio negócio e, quando decidiu lançar a Bom Sabor, empresa de salgados congelados, sabia que precisava aprender a empreender. Há dois meses ele concluiu o programa “Escola de Inovadores” do Centro Paula Souza – curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS, que ensina empreendedores a transformar ideias inovadoras em empresas e startups – e comemora aumento de 15% nas vendas. A próxima edição do curso começa em setembro, tem 40 vagas para Franca e região e está com inscrições abertas pelo site https://inova.cps.sp.gov.br.

“Sempre trabalhei em lanchonete e queria abrir a minha empresa. Em março, quando decidi começar fazendo salgados em casa, fiquei sabendo da ‘Escola de Inovadores’ e me inscrevi. O curso me ajudou com a parte administrativa da empresa, que eu não tinha muita noção, principalmente o planejamento de vendas, a precificação e o marketing. O próximo passo agora é abrir o CNPJ, também com a ajuda do programa, inovar o processo de produção e o mix de produtos, e futuramente abrir uma distribuidora”, diz Felipe Mateus, que tem como carros-chefes a coxinha com requeijão e a bolinha de queijo com bacon.

Para participar da “Escola de Inovadores” é muito simples. Basta ter uma ideia de negócio (produto, serviço, processo ou tecnologia), que será avaliada com base em critérios como inovação, geração de valor, viabilidade técnica e potencial mercadológico. Serão selecionados 40 projetos em Franca e região. O programa começa no dia 25 de setembro, com encerramento em 11 de dezembro.

Nesta edição, o curso é totalmente on-line e dividido em 10 módulos, todo sábado, das 9 às 12h, no formato de webinar, totalizando 40 horas. A novidade é a microcertificação a cada semana para os participantes.

“O grande aprendizado do curso é de que inovar não é somente para empresa grande e também não é necessário investir muito dinheiro para conseguir bom retorno. Na verdade, há duas questões fundamentais para os empreendedores: saber o que se quer fazer e, principalmente, estudar antes de fazer. E a ‘Escola de Inovadores’ ajuda as pessoas a transformarem as suas ideias em negócios, passando por todas as etapas de inovação, processos e divulgação”, diz Marcelo Squilante, agente de Inovação da Inova CPS na região de Franca.

As oficinas virtuais são ministradas por professores, mentores e profissionais do mercado convidados, com muitas atividades práticas e foco total em desenvolver as ideias. O participante também conta com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional.

A cada semana será abordado um tema: Desafios do empreendedor; Marketing e comunicação para empreendedores; Tecnologia aplicada aos negócios; Abertura e manutenção de empresas; Laboratório de ideias; Proposta de valor; Ferramentas para chegar ao seu cliente; Da ideia ao mercado (modelagem do negócio); Prototipagem (Produtos e Serviços); Como falar com seu cliente e com o investidor.

“A metodologia do programa está fundamentada no ‘aprender fazendo’, ou seja, na modelagem do negócio onde o participante recebe orientações práticas de empreendedorismo e inovação, em um ambiente criativo, digital, propício para a capacitação e desenvolvimento de seus negócios de forma sustentável”, explica Simoni Maria Gheno, gestora da Inova CPS.

Em Franca, o programa é disponibilizado pela Etec Dr. Júlio Cardoso e pela Fatec – Faculdade de Tecnologia Dr. Thomaz Novelino, que atendem também as cidades da região. Ituverava acaba de ganhar um polo: a Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho.

A “Escola de Inovadores” tem o apoio da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) e o melhor projeto terá a oportunidade de ser incubado, com contrato durante um ano, para desenvolver seu modelo de negócios com toda infraestrutura. Pelo programa “Trilha de Empreendedorismo e Inovação” do CPS, ao final desta edição os melhores projetos passam para a segunda etapa “Vitrine Inova CPS” e finalizam com o “Acelera Inova CPS”.

SERVIÇO
Programa ‘Escola de Inovadores’
Data: inscrições gratuitas de 16/08 a 10/09
Link: https://inova.cps.sp.gov.br
Edital: https://drive.google.com/file/d/1tPSD9Ze2BHyN–9hPLLq-LJm1ATQ2mLK/view
Informações: agente31.inova@cps.sp.gov.br

A novidade é que Ituverava acaba de ganhar um polo da Inova CPS: a Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.