Ministério da Infraestrutura autoriza a construção do Aeródromo em Olimpia
Portaria do governo federal abre caminho para aeroporto internacional na região
O governo federal concedeu outorga para que o Município de Olímpia construa um aeroporto na cidade. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14, e dá validade ao plano da prefeitura com um prazo de 35 anos para execução. Segundo o prefeito Fernando Cunha (PSD), a prefeitura, agora, se debruça em estudos para atrair a iniciativa privada para a construção e administração do aeródromo, que visa alçar Olímpia, de destino turístico regional, para atrair o público sulamericano.
O documento é assinado pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann.
Segundo o projeto apresentado à Secretaria de Transportes Aéreos do Ministério da Infraestrutura, a pista para decolagens e pousos será maior que a do Aeroporto de Rio Preto, com 2.250 metros de comprimento por 45 metros de largura. O aeródromo rio-pretense tem 1.640 metros de comprimento por por 35 de largura. Isso significa que os principais aviões comerciais que operam no continente — Airbus A320 e Boeing 737 — poderão operar sem limitações de peso e capacidade no local, um dos problemas enfrentados em Rio Preto.
O custo estimado pela prefeitura de Olímpia para a construção do aeródromo é de R$ 100 milhões. Agora, o município se dedica a estudos para atrair empresas interessadas em construir e administrar o aeroporto.
(Fonte: Diário da Região)