O projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto

O projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, apresenta nesta quinta-feira (17/06), às 19h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), uma live com bate-papo ao vivo sobre o “Maracatu de Baque Solto”, tradição na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco. O encontro, mediado pela produtora cultural Vandreza Freiria, terá participação de Maria Alice Amorim (escritora e pesquisadora das poéticas de tradição oral e da literatura de cordel), de Anderson Miguel (mestre do Grupo de Maracatu Águia Misteriosa) e da fotógrafa paulista, produtora audiovisual e curadora do projeto Andrea Goldschmidt.

O “Maracatu de Baque Solto” é uma das expressões tradicionais da cultura popular pernambucana, resultante da mescla de tradições afro-ameríndias e ibéricas. Provavelmente surgiu nos engenhos de cana-de-açúcar, onde os trabalhadores se reuniam nos períodos de folga para brincar e festejar depois de dias árduos de trabalho. Atualmente, o folguedo é ligado ao período carnavalesco, quando os ex-canavieiros se enchem de alegria e se tornam membros da corte e poderosos “guerreiros”: são os caboclos de lança!

Essa figura quase mítica é o principal personagem da manifestação, e o orgulho de brincar como caboclo – com saltos, giros, caídas e embates – é passado de geração em geração: prova da resistência (física e cultural) que mantém a festa tão ativa e vibrante.

“Os caboclos de lança são os guerreiros de Ogum. Descendentes de escravos. Vestem-se com luxo durante os dias de Carnaval. Suas delicadas golas são bordadas de azulejos portugueses e a cabeleira de papel celofane colorido brilha ao sol trazendo para perto seu guia espiritual. Carregam sinos, grandes e pesados, com o som dos facões dos cortadores de cana”, diz Andrea, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.

“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural.

“Diante do cenário mundial de pandemia e distanciamento social e com as nossas unidades fechadas temporariamente, a instituição ressignifica as formas de realização de sua programação e relação com seus públicos, buscando nos recursos tecnológicos a promoção do encontro necessário, agora, em um ambiente digital. ‘Brasil Vivo’ é uma oportunidade de viajar sem sair de casa, conhecer sobre o nosso rico patrimônio cultural imaterial e aprender com as experiências de quem vivencia as festas populares brasileiras”, diz Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão.

 

A fotografia artística de Andrea Goldschmidt é a base para os encontros virtuais, toda quinta-feira neste mês de junho, sempre acompanhada de convidados locais das regiões envolvidas, sendo uma oportunidade de conhecer um roteiro de turismo cultural. Nas lives, os internautas podem interagir mandando perguntas e ficar por dentro dos bastidores das manifestações e tradições abordadas.

Convidados – ‘Maracatu de Baque Solto’:

Mestre Anderson Miguel

Incentivado pela família, aos oito anos ele já participava de ensaios e encontros de “Maracatu de Baque Solto” na Zona da Mata de Pernambuco. Depois assumiu o posto de contramestre dos veteranos Mestre Aderito, seu pai, e Mestre Zé Flor, que lhe transmitiram o conhecimento sobre a prática centenária do maracatu – tradição popular de origem afro-indígena elaborada por trabalhadores canavieiros do fim do século XIX. Foi um longo caminho de preparação para chegar até onde está hoje: aos 25 anos, Anderson é cirandeiro respeitado e também mestre do Águia Misteriosa. Participou, ainda, do Cambinda Brasileira, o grupo de Baque Solto mais antigo em atividade, com 100 anos de história.

 

Maria Alice Amorim

Poeta, ensaísta, pesquisadora, jornalista, editora, atua nas confluências entre literatura, patrimônio cultural, artes e comunicação. Mestra (2007) e doutora (2012) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, ministra cursos, oficinas, palestras sobre literatura e demais temas que pesquisa. Os textos não ficcionais que assina são um misto de ensaio literário e jornalismo cultural. Estudiosa das poéticas de tradição oral e da literatura de cordel, mantém acervo de cordel, cujo catálogo se encontra disponível para consulta em www.cibertecadecordel.com.br. Coordenou, de 2012 a 2013, o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) dos maracatus de baque solto. Em decorrência da pesquisa, escreveu o dossiê de candidatura e realizou o documentário audiovisual de curta-metragem (roteiro e direção), ambos apresentados ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para a realização do registro do referido bem cultural como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

O ‘Maracatu de Baque Solto’ surgiu nos engenhos de cana-de-açúcar, onde os trabalhadores se reuniam nos períodos de folga para brincar e festejar. Foto: Andrea Goldschmidt

Maria Alice Amorim – poeta, ensaísta, pesquisadora, jornalista e editora – é convidada especial para o bate-papo ao vivo. Foto: Paula Barreto

Anderson Miguel, cirandeiro e também mestre do Águia Misteriosa, é convidado especial para o bate-papo ao vivo. Foto: José de Holanda

SERVIÇO

Projeto: Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular

Tema: ‘Maracatu de Baque Solto’ de Nazaré da Mata – Região Nordeste (Pernambuco)

Curadora: Andrea Goldschmidt, fotógrafa e produtora audiovisual

Mediadora: Vandreza Freiria, produtora cultural

Convidados: Maria Alice Amorim (escritora e pesquisadora das poéticas de tradição oral e da literatura de cordel) e Anderson Miguel (mestre do Grupo de Maracatu Águia Misteriosa)

Data: quinta-feira, 17 de junho

Horário: 19h30

Local: Canal do YouTube do Sesc Ribeirão – https://www.youtube.com/watch?v=tiHkKeZ3Zfc

Veja mais: https://www.festasbrasileiras.com.br/maracatu-de-baque-solto

Programação: Cavalhadas de Pirenópolis – Goiás (24/06), Semana Farroupilha de Porto Alegre – Rio Grande do Sul (01/07) e Procissão das Almas de Mariana – Minas Gerais (08/07) – YouTube.com/sescribeirao.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.