Nova Fatec Barretos oferece curso superior de Gestão Hospitalar
Implantação da Faculdade de Tecnologia resulta da parceria entre o Centro Paula Souza a prefeitura de Barretos e o Hospital de Amor; inscrições para o segundo semestre estão abertas
O primeiro curso superior da futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Barretos será o de Gestão Hospitalar, previsto para começar no próximo mês de agosto. Os interessados em concorrer a uma das 40 vagas oferecidas no período noturno devem se inscrever no processo seletivo até as 15 horas do dia 7 de junho pelo site vestibularfatec.com.br. Para atender às normas de segurança e distanciamento social do Governo e de autoridades sanitárias, seleção dos convocados será realizada por análise do histórico escolar, sem necessidade de prova presencial.
As aulas terão início de forma remota. À medida que as regras do isolamento social forem flexibilizadas, as atividades presenciais serão realizadas no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor.
O coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira Alves, destaca que o lançamento do curso ocorre num momento oportuno. “Poder colaborar na formação de profissionais de saúde em plena pandemia é um desafio que inspira o profissional de educação”, afirma.
O coordenador ressalta ainda o entusiasmo da equipe que está à frente da implantação da nova Fatec. “O Hospital de Amor é um parceiro estratégico neste projeto pedagógico do CPS e Barretos um polo de saúde referência para todo Brasil.”
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Institucional do Hospital de Amor, Henrique Moraes Prata, a instituição tem a missão de oferecer assistência à saúde gratuita e de excelência, além de ser referência em pesquisa e educação para disseminar sua forma de cuidar humanizada e de fazer gestão no SUS. “A parceria com o CPS e a prefeitura para a instalação do primeiro curso da Fatec em Barretos vem de encontro à visão de futuro do Hospital de Amor”, afirma.
Ainda segundo o diretor, a formação de profissionais qualificados e preparados é imprescindível num cenário de gestão hospitalar cada vez mais complexo. “No nosso entendimento, a estruturação dos cursos da Fatec e seu modelo de ensino é o que existe de mais acertado e moderno em formação de profissionais com o preparo necessário para assumir posições-chave em negócios do futuro,” conclui Prata.
Primeira turma
Os interessados em conhecer mais sobre o curso de Gestão Hospitalar podem acessar o Guia das Profissões Tecnológicas (bit.ly/FatecGuia) para se informar sobre o currículo, o potencial do mercado de trabalho e as principais funções do tecnólogo da área.
As inscrições para o Vestibular do segundo semestre devem ser feitas pela internet. Em Barretos, os candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet no momento de fazer a inscrição para a Fatec, podem acessar os computadores na Escola Técnica Estadual (Etec) Cel. Raphael Brandão. Para usar o equipamento, é preciso entrar em contato com a unidade e realizar o agendamento. Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e o respeito às medidas de proteção do Protocolo Sanitário do CPS: bit.ly/30ccFVL.
Fatec Barretos
Curso Superior de Tecnologia oferecido: Gestão Hospitalar
Número de vagas: 40, no período noturno
Inscrições abertas pelo site: vestibularfatec.com.br
Prazo: até as 15 horas do dia 7 de junho
Local do início do curso: Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor
Rua Antenor Duarte Viléla, 1331- Bairro Dr. Paulo Prata, Barretos
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.