Idosos foram 66% das vítimas da Covid-19 em SP nos meses de março e abril; proporção de jovens entre as mortes aumenta
Pessoas com mais de 60 anos ainda são a maior parte das mortes por Covid-19 no estado, mas proporção de idosos no total de mortes diminuiu em março e abril, na comparação com a média da pandemia. Número absoluto de vítimas aumentou em todas as faixas etárias no mês de março.
A proporção de idosos no total de mortes por Covid-19 diminuiu no estado de São Paulo nos meses de março e abril, em comparação com a média histórica da pandemia, mas a faixa etária de 60 a 79 anos ainda representa a maior parte das mortes, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde.
Em abril e março, 66% das vítimas do coronavírus em São Paulo foram idosos, sendo 52% pessoas de 60 a 79 anos e 11% idosos com mais de 80. No ano passado, no meses de outubro e novembro de 2020, a proporção de maiores de 60 anos chegou a ser de 80% das mortes por Covid-19 no estado .
Apesar disso, o número absoluto de mortes aumentou em todas as faixas etárias em março, pior mês da pandemia em São Paulo.
Já em abril, o total de mortes por Covid-19 foi menor do que em março, mas cresceu nas faixas etárias de 40-59 e de 20-39 anos, o que demonstra que as mortes de jovens estão em alta.
Os dados do Ministério da Saúde, no entanto, são preliminares, porque óbitos ocorridos em março e abril deste ano ainda podem ser contabilizados no sistema, com atraso, nos próximos dias – o que pode afetar também a proporção de mortes por faixa etária desses meses.
fonte : G1