Estado de SP tem queda de mortes por Covid-19 pela 1ª vez desde janeiro, mas média continua alta com 621 óbitos por dia
Apesar da queda de 23% em 14 dias, abril já é o mês mais letal em São Paulo desde o início da epidemia.
O estado de São Paulo registrou nesta semana queda na média diária de novas mortes por Covid-19 pela primeira vez desde janeiro. No entanto, os valores diários de novas mortes continuam em patamar muito elevado, bem acima do que havia sido registrado em 2020.
Nesta sexta-feira (23), a média móvel de mortes pela doença é de 621 por dia, valor 23% menor do que o registrado há 14 dias. Especialistas indicam tendência de queda na epidemia quando há variações maiores do que 15%.
A tendência de queda também já havia sido observada nesta quinta-feira (22), quando a média móvel de óbitos diários foi de 611, valor 18% menor do que o verificado há 14 dias. Antes disso, a última vez que o estado havia registrado queda na média móvel havia sido em 5 de janeiro.
Embora o governo de São Paulo tenha afirmado em coletiva de imprensa nesta sexta que o estado não tinha queda nas mortes desde fevereiro, as variações verificadas naquele mês foram dentro do que os especialistas consideram estabilidade, e não queda.
Apesar da melhora verificada nos últimos dias, o patamar de mais de 600 mortes diárias em média ainda é mais que o dobro do registrado no pior momento da epidemia em 2020, quando os registros não passavam de 280 por dia em média.