Projeto de Telesaúde usado para atender pacientes da Covid é apresentado
Foto – O médico Bráulio Pereira Barbosa dos Santos junto com as atendendentes
Desde o último dia 25 de janeiro, está em funcionamento na Santa Casa de Barretos, no salão nobre, um projeto inovador de telesaúde, coordenado pelo médico do programa de residência de medicina de família e comunidade, Dr. Bráulio Pereira Barbosa dos Santos. De acordo com o profissional, através desse sistema vem sendo feito o cuidado das pessoas, sem que elas se desloquem de suas residências, tendo o acompanhamento pela telemedicina. “A gente consegue através do uso da telemedicina fazer um cuidado em saúde dos pacientes com Covid que são atendidos aqui na Santa Casa. Através do contato via Whatsapp e por telefone, evita que essas pessoas circulem pela cidade”, afirmou Dr. Braulio.
Segundo o médico, o projeto piloto está trabalhando na área do Covid-19 e a pretensão e ampliar o projeto para atender toda a DRS (Divisão Regional de Saúde), onde iremos trabalhar todas as doenças crônicas como diabetes, pressão alta e outras doenças. “A janela que a Covid nos trouxe estamos usando para ampliar o projeto”, afirmou.
Segundo o médico, no período de 25 de janeiro até ontem, já foram feitas 1.297 ligações, com 1.510 atendimentos pelo whatsapp, 246 pacientes monitorados por Covid e 436 resultados de exames informados de Covid, com 98,5% de efetividade. “O paciente com Covid-19 dependendo do risco de doença é atendido a cada 48 ou conforme a gravidade o contato é maior”, afirmou.
A estrutura de atendimento conta com três médicos de família, três enfermeiros e tem apoio de internos da faculdade de Medicina.