Aproximadamente 800 servidores da rede municipal de ensino participam nesta segunda-feira, 15 de fevereiro/21, de uma Live, transmissão ao vivo pela internet, sobre “Covid19: Orientações e cuidado”. O bate-papo virtual, oferecido pela Prefeitura Municipal de Barretos, por meio da Secretaria de Educação, foi aberto pela Prefeita, Paula Lemos e conduzido pelo médico infectologista Guilherme Freire, pela plataforma do CEFORPE – no Youtube.
A transmissão da Live aconteceu em dois momentos do dia, às 9h e as 14h, com a mesma abordagem, facilitando o acesso de todos os profissionais’. De acordo com o infectologista, “a prevenção em diferentes ambientes é fundamental para inibir a transmissão da COVID-19” enfatizou.
Com isso em vista, o retorno é possível, a partir de protocolos bem estabelecidos. Entre eles, “a escola deve ser um ambiente livre de indivíduos sintomáticos, promovendo o afastamento de todos que apresentem qualquer sintoma associado ao coronavírus, manter o distanciamento, evitando contato físico, troca de materiais, estimulando o uso adequado de máscaras, higienização das mãos e ventilação das salas” ressaltou o infectologista.
A prefeita Paula Lemos abriu o evento e agradeceu aos servidores da educação municipal “os servidores da educação são parceiros na retomada das aulas e na construção de uma cidade melhor”, afirmou. Já a secretária Jéssica Maria Santos agradeceu ao engajamento de toda a equipe “foi bonito ver o registro das presenças de todas as escolas municipais e das nossas equipes que têm demonstrado engajamento na retomada presencial, gradativa e escalonada das aulas”, concluiu.
Sobre o palestrante:
O médico infectologista, Guilherme Freire, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Infectologia e Epidemiologia. Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Infectologista do Serviço de Assistência Especializado do município de Barretos. Infectologista do Grupo de Vigilância Epidemiológica XIV da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Infectologista assistente da Santa Casa de Barretos e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia. Membro do corpo docente da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (FACISB).