Pagamentos de salários da Câmara gera discussões na população
Foto – Sede da Câmara Municipal de Barretos
Os valores dos salários recebidos pelos funcionários da Câmara Municipal de Barretos, foram divulgados ontem nas redes sociais. Os dados constam no site do Poder Legislativo, no ícone recursos humanos, em cumprimento da Lei da Transparência nº 4.266 de 07 de dezembro de 2009. Na página, consta os salários dos vereadores, servidores efetivos e comissionados. Mas, o que chamou a atenção, foram os valores divulgados dos servidores efetivos, que tem salário que variam entre R$27 mil até R$2 mil, dependendo das funções executadas no Legislativo.
Para o presidente do APPP (Associação de Participação Popular na Política), advogado Eliezer Zanin, os valores dos salários astronômicos diante da atual conjuntura do país, mas afirmou que a APPP, fará uma reunião para em breve se manifestar.
Para o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Carlos Gonçalves, por ser servidores concursados e efetivos, eles tiveram os seus aumentos de salários dentro da realidade que pede a constituição. “Muita gente pode se assustar, mas esses servidores são concursados e quando se presta o concurso, já sabe o salário que está estipulado”, afirmou.
Em nota, a Câmara Municipal de Barretos, esclareceu que cumprimento à Lei de Acesso à Informação, disponibiliza a remuneração de todos os seus servidores. “Os dados são apresentados com total transparência, inclusive com a aplicação do Redutor Constitucional, de modo que nenhum servidor receba acima do Teto Municipal, que é o subsídio do prefeito. Importante ressaltar que os servidores são aprovados mediante Concurso Público e estão submetidos ao Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e ao Plano de Cargos e Carreiras da Câmara, de maneira que todo valor recebido tem completo amparo legal”, finaliza.